Requalificação do Esteiro de Veiros e da Ribeira do Mourão

Teve início este mês, a Empreitada de Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar - Cais da Ribeira de Mourão e Esteiro de Veiros, no âmbito do Polis Ria de Aveiro. Complementando a recuperação da zona ribeirinha iniciada pela Câmara Municipal, estão a ser recuperados os valores naturais do concelho

segunda, 27 de janeiro 2014

Teve início este mês, a Empreitada de Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Estarreja - Cais da Ribeira de Mourão e Esteiro de Veiros, no âmbito do Programa Polis Litoral Ria de Aveiro.

Contribuindo para a melhoria e reestruturação dos espaços adjacentes ao Esteiro de Veiros e ao cais da Ribeira do Mourão, dá-se mais um passo concreto para a preservação do património natural e paisagístico do concelho, tendo em vista a afirmação destas áreas ribeirinhas como áreas de recreio e lazer ao ar livre.

O arranque da intervenção surge numa altura em que decorre a empreitada de qualificação da frente lagunar de Estarreja – Esteiro de Estarreja, Ribeiro de Salreu e Ribeiro de Canelas, cujas obras tiveram início no ano passado (ver notícia), para um investimento de 490 mil €.

Obras começam em Veiros

Esta nova empreitada, também da responsabilidade da Sociedade Polis Ria de Aveiro, S.A., implica um investimento de 255 mil € e um prazo de execução de 120 dias.

A intervenção tem início no Esteiro de Veiros. Nesta zona incide sobre a recuperação das margens do esteiro e melhoria das condições de fruição do espaço público da área envolvente, prevendo-se também a sua requalificação paisagística, incluindo a atribuição de novas funcionalidades (recreio, estadia e contemplação).

Seguindo posteriormente para o Cais da Ribeira do Mourão, a intervenção prevê a valorização do parque existente, através da requalificação de alguns espaços que visam melhorar o usufruto deste local e ainda sobre intervenções nas margens da ribeira, bem como em outros pontos essenciais, tirando partido da sua localização e paisagem excecionais.

As áreas de intervenção são de 19600 m2 na Ribeira do Mourão e de 14300 m2 no Esteiro de Veiros.

Complementando e dando continuidade à recuperação da zona ribeirinha iniciada pela Câmara Municipal, estão a ser recuperados os valores naturais do concelho procurando criar locais com identidade própria, geradores de vida e fortemente relacionados com o elemento água e com a paisagem lagunar envolvente.

A intervenção assenta nos seguintes objetivos:

• Recuperação das margens da ribeira e do esteiro, reforçando a sua estabilidade e propondo um reforço e substituição da vegetação degradada;
• Afirmação destes locais como áreas de recreio e lazer ao ar livre, dotadas de equipamento adequado, com percursos pedonais livres perfeitamente legíveis e livres de obstáculos, delimitando áreas próprias para o estacionamento,
• Criação de condições para o pleno usufruto da paisagem, enquanto componente de destaque neste território, criando espaços de qualidade, em perfeita harmonia com o valores naturais presentes,
• Desenvolvimento de uma estrutura verde atrativa, regenerada, diversificada e de baixa manutenção.