Pombo-correio de Estarreja em Exposição Europeia

O pombo pertencente a José Augusto Onofre, de Salreu, participou na 4ª Exposição Europeia de Columbofilia, integrado na Seleção Nacional, que decorreu entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, em Brno, na República Checa.

sexta, 07 de fevereiro 2014

O estarrejense obteve um 9º lugar na categoria de fundo (distância de 501 Km a 800 Km), entre 34 participantes na competição. A convocatória decorre dos resultados obtidos pelo atleta alado nos concursos realizados nas épocas desportivas 2012 e 2013, que culminaram com o título de Campeão Distrital e Vice-campeão Nacional da categoria Sport Fundo nas recentes Exposições Distrital e Nacional do Pombo Correio.

Na competição europeia estiveram em competição 13 seleções nacionais. Portugal participou pela primeira vez neste evento tendo-se sagrado campeão europeu de sport velocidade.

Recorde-se que o Pombo-correio de José Augusto Oliveira Onofre, em representação da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro ficou classificado em 2º lugar na Classe Sport / Categoria C – Fundo, na 41.ª Exposição Nacional e Pré Europeia que decorreu nas Caldas da Rainha, entre 17 a 19 de janeiro deste ano.

A columbofilia é um dos desportos com maior número de praticantes a seguir ao futebol. A arte de criar pombos-correios para competição teve início na Bélgica em 1820.

:: Fotografia da Federação Portuguesa de Columbofilia