Donos da sua sorte

Dezenas de participantes ficaram a conhecer casos reais de empreendedorismo marcados pela inovação e que nasceram na região, a Mercearia d’Avó e a Aveicellular, no workshop de marketing e estratégia que decorreu na Biblioteca Municipal no âmbito do Labe Aveiro Region

quarta, 12 de fevereiro 2014

A Biblioteca Municipal recebeu na última quinta-feira, dia 6 de fevereiro, um Workshop de Marketing e Estratégia, no âmbito da segunda fase do Labe Aveiro Region - Laboratório de Empreendedorismo, promovido pela UATEC – Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro. Dezenas de participantes ficaram a conhecer casos reais de empreendedorismo marcados pela inovação e que nasceram na região, a Mercearia d’Avó e a Aveicellular.

Na abertura da sessão, composta maioritariamente por um público com formação superior, o vereador da Educação e Juventude da Câmara Municipal, João Alegria, considerou como fator diferenciador a vontade de inovar e encontrar novos caminhos que promovam a realização pessoal e a da comunidade em que se está inserido.

“A juventude de hoje apresenta-se com um conjunto de competências e capacidades ímpares que, perante as contingências da atual sociedade, alavancam uma atitude persistente e capaz de criar valor económico e social”, considera João Alegria. Os exemplos dos dois empreendedores, “sempre atentos às oportunidades e não desistindo face às dificuldades que vão surgindo, são motivadores para quem quer entrar no mundo dinâmico dos negócios e perceber que há caminhos e oportunidades a explorar”.

Dar a volta à crise foi a resolução tomada por Jorge Matos e Marta Oliveira que, no ano passado, colocaram as incertezas de parte e avançaram para a criação do seu próprio emprego.

Ambos desempregados e com um filho pequeno para criar, decidiram fundar a Mercearia d’Avó, situada no centro da vila de Avanca, que marca por ser um espaço inspirado nas antigas mercearias. Com cafetaria, boutique de pão, wine bar e produtos gourmet este espaço alia vários conceitos num só e apresenta uma oferta distinta na terra que viu nascer o também empreendedor Egas Moniz, que fundou, em 1923, a Sociedade de Produtos Lácteos, empresa que viria a estar na origem da Nestlé em Portugal.

Num período de tantas inseguranças, a ousadia acabou por falar mais alto e o projeto viu o nascer do dia em outubro de 2013. A gerente Marta Oliveira explicou a essência do negócio onde abundam as memórias do tempo dos nossos avós. A começar pelo mobiliário dos anos 40/50, de uma antiga mercearia existente em Avanca, que foi recuperado mantendo as linhas essenciais da época e as cores originais. Os produtos caseiros e tradicionais portugueses encarregam-se do resto, reavivando sentimentos, lembranças do passado e o conforto dos petiscos das nossas avós.

O outro caso de sucesso apresentado, mais direcionado para as novas tecnologias, recebeu pelo 2º ano consecutivo o estatuto PME Líder em 2013, atribuído pelo IAPMEI, comprovando que é uma das melhores empresas em Portugal.

A Aveicellular Lda está sediada em Soutelo, concelho de Albergaria-a-Velha, e dedica-se ao comércio e reparação de produtos de eletrónica e telecomunicações. Fundada em 1999, os seus quase 15 anos de existência, que se comemoram em outubro, comprovam que a empresa é hoje um exemplo de crescimento sustentado.

A primeira loja foi inaugurada em Estarreja, tendo-se expandido posteriormente para Oliveira de Azeméis e Aveiro. Carlos Aguiar, CEO da Aveicellular, mencionou o esforço de diversificação dos produtos e do público-alvo, como também a procura da satisfação das necessidades dos clientes, numa luta constante e diária. O primeiro telemóvel que vendeu, há mais de dez anos, era um Motorola 1000 "transportável" que custava 600 contos.

Durante mais de uma década, a Aveicellular tem participado em diversas feiras nacionais e internacionais (Exponor - Porto, Simo - Madrid, CeBit - Alemanha, Gitex - Dubai e 3GSM - Barcelona), tem feito investimentos em instalações, materiais tecnológicos e em recursos humanos.