Descobrir o lado intimista de Egas Moniz

Revelar o Homem que está por trás do Prémio Nobel, das investigações científicas e das descobertas, é o que propõe a Casa-Museu Egas Moniz com a iniciativa “Recantos do Marinheiro”. A próxima sessão acontece no dia 15, mas as inscrições terminam esta sexta-feira, dia 7.

quinta, 06 de março 2014

Revelar o Homem que está por trás do Prémio Nobel, das investigações científicas e das descobertas, é o que propõe a Casa-Museu Egas Moniz com a iniciativa “Recantos do Marinheiro”. A próxima sessão está agendada para dia 15 de março e as inscrições decorrem até esta sexta-feira, dia 7.

Os objetos do professor e espaços não conhecidos da Casa-Museu permitem um encontro intimista com Egas Moniz e as suas distintas facetas. As particularidades de um espaço, a história de uma peça, a paisagem visionada de um espaço recôndito são o mote para uma visita mais fluida e sensorial. Nestas visitas gratuitas e cujas inscrições são obrigatórias, a sessão é limitada a 12 participantes.

Esta visitação propõe olhar para aspetos de caracter mais intimista de Egas Moniz. No livro “A Nossa Casa”, publicado em 1950, Egas Moniz narra a sua infância em torno da Casa do Marinheiro, “donde a família provém. Ali todos se juntavam em dias festivos; templo de confraternização, amizade e harmonia em que sempre viveu a minha gente”.

Egas Moniz é o único Nobel da Medicina português e único laureado durante décadas.

 

“Os Museus por modestos que sejam são centros de EDUCAÇÃO e regalo espiritual”.
Egas Moniz


:: Programa
Recantos do Marinheiro | 15 de março :: 10H30 + 12H30

[LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa]

Visita a espaços não conhecidos da Casa Museu Egas Moniz. Recantos escondidos vão contar uma história, que vai permitir uma contemplação, um momento de reflexão e finalmente um encontro, com o Nobel Egas Moniz. Nestas visitas (gratuitas) cujo circuito é  adequado ao grupo, particularidades de um espaço, história de uma peça, a paisagem visionada de um espaço recôndito são o mote para uma visita mais fluida e sensorial.

Duração da Visita 60 Minutos | Máximo 12 pessoas (a sessão realiza-se com o mínimo de 6 inscritos) 

Era uma vez… | 22 março :: 10h30 + 12h30
[LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa]

A partir das vivências de infância de Egas Moniz na Quinta do Marinheiro, vamos contar uma história, a partir de um excerto do livro “ A Nossa Casa”, onde Egas Moniz descreve uma traquinice da infância. Serão evidenciadas as facetas e personalidade do Génio galardoado com o Prémio Nobel.

Máximo 12 crianças dos 6 aos 12 anos (a sessão realiza-se com o mínimo de 6 inscritos)


:: Inscrições museuegasmoniz@cm-estarreja.pt | até sexta-feira da semana anterior à realização da visita


 

Casa-Museu Egas Moniz
Horário Terça a sexta 9h-12h / 13h30-16h30 | Sábados e domingos 14h-17h | Encerra às segundas e feriados

Ingresso 2€ [Gratuito para portadores do cartão-jovem, estudantes e professores devidamente identificados]

Visitas de estudo: Marcação por telefone

Contactos
Telefone: 234 884 518 | Telemóvel: 967 128 579
Morada: Rua Prof. Doutor Egas Moniz, 3860 078 Avanca
GPS: N 40º 48’ 22.0” | W 8º 35’ 21.2”
 

+ INFO www.casamuseuegasmoniz.com