PACOPAR leva química divertida a 800 alunos de Estarreja

As empresas químicas do PACOPAR promoveram, em parceria com a Science4you, um dia de sensibilização para a química, com experiências didáticas para cerca de 800 estudantes de Estarreja, do 7º ao 9º ano de escolaridade.

quarta, 12 de março 2014

As empresas químicas do PACOPAR promoveram, em parceria com a Science4you, um dia de sensibilização para a química, com experiências didáticas para cerca de 800 estudantes de Estarreja, do 7º ao 9º ano de escolaridade. A iniciativa, que decorreu no passado dia 6 de março, consistiu na realização de várias sessões de experiências divertidas de química nas Escolas Secundária de Estarreja, E.B. 2,3 de Pardilhó e E.B. 2,3 Professor Doutor Egas Moniz, de Avanca. 
 
A ação insere-se nos objetivos do PACOPAR de promoção da qualidade de vida de Estarreja, através do desenvolvimento de ações educativas. Além de contribuir para a consolidação de conteúdos curriculares dos alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, a iniciativa pretende sensibilizá-los para a presença da química no seu dia-a-dia e para o papel que esta ciência tem na produção de bens essenciais à sociedade atual e na descoberta de soluções para os principais desafios com que a humanidade se depara.

“Sendo a base do sucesso de qualquer comunidade, a educação é desde a primeira hora uma prioridade para o PACOPAR. A química é uma ciência fundamental para o entendimento do mundo que nos rodeia e para o nosso futuro. Por isso, entendemos ser importante juntarmo-nos aos professores e contribuir para promover o conhecimento e interesse dos jovens pela química, sensibilizando-os para a sua importância quer na sociedade atual quer para o seu próprio futuro”, refere Diogo Almeida Santos, da CUF-QI e atual secretário do PACOPAR.

João Alegria, vereador da Educação e Ciência da Câmara Municipal, parceira desde a primeira hora desta iniciativa, acompanhou este dia de divulgação da ciência pelos estudantes do Concelho. “Conhecer e experimentar a Ciência é fundamental para consolidar as aprendizagens e estas ‘aulas práticas’ reforçam os conhecimentos. A divulgação da Ciência tem que ser feita desde os primeiros anos de escolaridade e por isso a Câmara Municipal tem no seu programa educativo municipal diversas ações de caracter transdisciplinar a realizar ao longo do ano. Ao mesmo tempo, apoia todas as incitativas que possam contribuir para a formação dos alunos e facultando recursos aos docentes”.

Ao longo do dia, os animadores da Science4you (empresa dedicada à conceção e comercialização de brinquedos científicos) realizaram, nos laboratórios das escolas, várias ações compostas por experiências divertidas de química, como o “vulcão” e o “camaleão”, envolvendo a participação dos alunos, que se mostraram curiosos e surpresos com os efeitos visuais das experiências.

No final de cada sessão, o Painel ofereceu aos estudantes o Quiz4you PACOPAR, com perguntas sobre química, o concelho de Estarreja, o PACOPAR e as empresas do Complexo Químico de Estarreja (CQE). Um jogo para os alunos levarem para casa e jogar em família, aprendendo e divertindo-se ao mesmo tempo.