ObservaRia 2014 apresenta-se na BTL em Lisboa

O Município de Estarreja marca presença na BTL’14 – Feira Internacional de Turismo, que decorre até domingo, dia 16, na FIL, em Lisboa. Integrando o stand da Turismo do Centro de Portugal, a Câmara Municipal aposta na promoção de um evento diferenciador que terá lugar em abril, a ObservaRia’14.

quinta, 13 de março 2014

O Município de Estarreja marca presença na BTL’14 – Feira Internacional de Turismo, que decorre até domingo, dia 16, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Integrando o stand da Turismo do Centro de Portugal (TCP), a Câmara Municipal de Estarreja participa uma vez mais naquele que é o principal ponto de encontro do setor e aposta na promoção de um evento diferenciador que terá lugar em abril, a ObservaRia’14.  

No sábado, dia 15, a partir das 13h, decorrerá a apresentação da ObservaRia Estarreja 2014, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de abril no Multiusos e Parque Municipal do Antuã. A feira dedicada ao birdwatching vem sublinhar o estatuto singular da nossa região no contexto desta modalidade do turismo de natureza com particular ênfase na observação de aves, um mercado em expansão sendo que os principais países de origem são o Reino Unido, EUA, países escandinavos, Holanda, Bélgica, Alemanha e Canadá.

A Ria de Aveiro tem um enorme potencial para este tipo de turismo, dada a quantidade e variedade de espécies que podemos encontrar cá durante todo o ano, e Estarreja é um destino privilegiado, considerando que os percursos do BioRia possuem habitats que são autênticas maternidades para espécies protegidas, como por exemplo a Garça-vermelha que tem cá a maior colónia reprodutora a nível nacional.

Em Lisboa será lançado o convite aos agentes profissionais, meios de comunicação e público em geral para que visitem Estarreja em abril e participem nas atividades ao ar livre, workshops e ateliês, realizados no âmbito da ObservaRia tendo como horizonte a beleza natural da zona ribeirinha e dos Percursos BioRia. O evento contará com a presença de especialistas de renome mundial: o ilustrador Killian Mullarney, o observador de aves David Lindo e o fotógrafo de aves René Pop.


Estarreja dá música jazz

A atuação da Big Band EstarreJAZZ é outro dos momentos reservados para Estarreja na BTL. Esta formação surge na consequência dos workshops e masterclasses de instrumento que durante os últimos anos decorreram no âmbito do EstarreJAZZ, que completou a sua 8ª edição em novembro de 2013. Esta formação de jovens músicos representa o passo seguinte dado pelo festival na sua vertente formativa.

Desde a sua estreia, em novembro de 2013, sob a Direção Artística de Pedro Moreira e Paulo Bandeira, a Big Band tem trabalhado para se apresentar ao público em vários momentos ao longo de 2014, constituindo uma verdadeira extensão do Festival EstarreJAZZ, que acontecerá em novembro e é já uma marca do nosso território.

Os sabores do concelho também conquistarão o paladar dos visitantes numa mostra e degustação gastronómica onde se promoverá o Pastel do Antuã, o Mel do Antuã, a Broa d’Avanca e o Arroz de Salreu.
 

“Centro de Portugal - o centro das emoções” é o slogan da TCP na BTL. O stand de 486 m2 vai acolher um auditório para a apresentação de novos projectos turísticos regionais, uma área para degustação de produtos gastronómicos, com a presença de diversos chefs, e balcões de negócio. Para cativar e agradar os visitantes vai haver provas de produtos regionais, mostras de artesanato, animação desportiva e musical, entre muitas outras coisas, uma vez que esta região é das mais diversificadas do país, seja ao nível do alojamento, animação turística, equipamentos culturais e de lazer, património histórico, gastronomia e natureza. A TCP é a maior região de turismo nacional, que congrega 100 municípios e oito comunidades intermunicipais.