Dia Nacional dos Moinhos

Rota dos Moinhos de Avanca

Numa iniciativa conjunta da Confraria da Broa de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, são dedicados dois dias (5 e 6 de abril) aos moinhos do concelho, nomeadamente aos belos exemplares de Avanca, com visitas guiadas, workshop e passeio de bicicleta. As inscrições decorrem até dia 2 de abril.

sexta, 28 de março 2014

Estarreja comemora o Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril). Uma iniciativa conjunta da Confraria da Broa de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, que dedica dois dias (5 e 6 de abril) aos moinhos do concelho, nomeadamente aos belos exemplares de Avanca.

A iniciativa mostrará moinhos localizados na freguesia de Avanca, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e o apoio da Câmara Municipal de Estarreja e da Confraria da Broa de Avanca.

Pretende-se chamar a atenção para os nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Conheça o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos.

:: programa

Horário 9h30 – 16h00

Sábado, 5 de abril
Moinho de Meias (Quinta do Marinheiro/ Casa-Museu Egas Moniz)
Visitas guiadas e demonstrações da atividade do moinho
Manhã: visitas guiadas e explicação do funcionamento do moinho
Tarde: workshop: como cozer a broa?
Moinho de Meias Moinho com três casais de mós edificado nas margens do rio Gonde, inserido na propriedade da Quinta do Marinheiro, onde se situa a Casa-Museu Egas Moniz, tendo sido recuperado pela Câmara Municipal de Estarreja como espaço museológico e pedagógico.
Morada Rua de Meias, 3860-040 Avanca
Como chegar Ao chegar ao centro da Vila de Avanca siga a sinalética para chegar à Casa-Museu Egas Moniz. Logo depois do portão principal da Casa-Museu, corte à direita para a Rua de Santa Luzia. No fim da rua corte à direita para a Rua de Meias. O moinho fica 100m à frente, depois do pontão sobre o Rio Gonde.

Domingo, 6 de abril
Rota dos Moinhos de Avanca Passeio de bicicleta pela Rota dos Moinhos de Avanca
Ponto de encontro: 9h00 Sede da Confraria da Broa de Avanca (junto à estação CP)
12h30 Almoço na Escola da Congosta (sujeito a inscrição prévia)