The Legendary Tigerman, Luís Represas e Cuca Roseta em destaque na nova temporada

Abril | Maio | Junho | Julho 2014

segunda, 31 de março 2014

Já é conhecida a programação cultural para o 2º trimestre no Cine-Teatro de Estarreja. De abril a inícios de julho são muitas as novidades que se descobrem na nova agenda. Além do cinema, que recebe contornos renovados, do jazz, que chama pelo Estarrejazz, as propostas do Cine-Teatro de Estarreja para a próxima temporada estão marcadas por efemérides - 40 anos do 25 de Abril, Dia Internacional do Jazz e 9º Aniversário do CTE -, mas também por projetos com a participação da comunidade.

No total são 50 eventos que compõem a programação cultural para o 2º trimestre de 2014 no Cine-Teatro de Estarreja. Abril arranca com The Legendary Tigerman (4 abr.) e a apresentação do novo disco, True. Irónica e bem-humorada é a dupla Reportório Osório (Luís Fernandes e Sónia Sobral) que cantam histórias a 11 de abril no auditório do CTE. Ainda na música, o mês de abril recebe a 3ª edição do projeto Músicos da Nossa Terra (MNT), que reúne músicos de Estarreja durante uma semana de estágio e masterclasses de instrumento.

O CTE alia-se às comemorações dos 40 Anos 25 de Abril que se expressam por todo o país. Exposição, conversa, fados de Coimbra e o lançamento do livro Brados sem Eco de Pinho Neno fazem parte de um cartaz comemorativo onde o teatro está em destaque: Os Anjos Tossem Assim (25 abr.), de Sandro W. Junqueira, com encenação de Teresa Arcanjo, marca o regresso do Grupo de Teatro Juvenil ao palco e ao PANOS; A Noite (26 abr.), de José Saramago, com Vitor Norte, Paulo Pires, Sofia Sá da Bandeira e Pedro Lima, reúne um elenco de luxo para demonstrar a noite do 25 de Abril a partir do interior de uma redação de jornal.

A 30 de abril celebra-se o Dia Internacional do Jazz. Num warm up para o festival Estarrejazz (novembro), a música jazz enche Estarreja com ensembles espalhados pelos vários cantos da cidade. Protagonista, a Big Band Estarrejazz encerra este dia num concerto onde contracena com Marta Hugon.

O público faz parte dos espetáculos

Depois de Luís Represas encerrar a 8ª edição dos Concertos Íntimos (10 mai.), chegam os projetos com participação da comunidade. Integrado na programação da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Pedro Tochas apresenta o Projeto 2014, um espetáculo de teatro de rua que conta com o envolvimento e participação da comunidade em três fases (testes, espetáculo, avaliação). Dia 11 de maio às 17 horas o CTE recebe a Fase de Testes e os interessados devem inscrever-se para promocao@cm-estarreja.pt até 6 de maio (inscrições aqui).

A coreógrafa Aldara Bizarro desafia os estarrejenses a recriar um baile tradicional, numa linguagem contemporânea, construindo uma importante obra na identidade do concelho. Em O Baile todos estão convidados a participar e a subir ao palco, no dia 31 de maio.

Junho canta os parabéns ao Cine-Teatro de Estarreja

Cuca Roseta é o grande destaque de junho e sobe ao palco do CTE não só para apresentar Raiz mas também para brindar ao 9º aniversário deste equipamento cultural. Em junho surge ainda uma novidade envolta pelo jazz. Paulo Bandeira, fundador do Estarrejazz, inaugura o ciclo Jazz escreve-se com… onde, na primeira parte, se explora e explica um instrumento e, na segunda parte, se dá asas ao improviso. Jazz escreve-se com… B (bateria) chama Paulo Bandeira ao Bar do CTE para mais um warm up do Estarrejazz.

A world music marca o final de mais uma temporada cultural do CTE, primeiro com Ao Toque da Concertina (27 jun.), com Artur Fernandes e Bitocas em formato café-concerto, e depois com Coetus (4 jul.) - orquestra de percussão ibérica, proveniente de Espanha, que mantém a presença do Festim na programação municipal.

Cinema às quintas-feiras e domingos

Numa parceria do Município de Estarreja com o Cine-Clube de Avanca, Quintas de Cinema é o novo ciclo que garante sessão dupla de filmes (1 curta + 1 longa = 2 filmes = 1 bilhete). Todas as quintas-feiras o melhor cinema europeu é precedido pela apresentação de uma curta-metragem que conta com a presença do seu realizador.

O segundo trimestre de 2014 fica também marcado pelo regresso do Cinema de Animação aos primeiros domingos de cada mês. As versões portuguesas de filmes como Frozen - O Reino do Gelo (Óscar de Melhor Filme de Animação), Gru O Maldisposto 2, Os Croods (Dia Mundial da Criança) e Epic - O Reino Secreto compõem o cartaz.

Películas de destaque como 7 Pecados Rurais (18 mai.), 12 Anos Escravo (25 mai.), vencedor do Óscar de Melhor Filme, e O Lobo de Wall Street (22 mai.) mantêm a programação regular de domingo.

Consulte a agenda cultural do Cine-Teatro de Estarreja sempre que quiser e quando quiser, através desta plataforma de visualização online ou no site. Os bilhetes para todos os espetáculos e sessões de cinema já se encontram à venda na Bilheteira do CTE e na Bilheteira Online. Faça a sua reserva.