ESCLARECIMENTO AOS ESTARREJENSES

Cuidados de Saúde Primários no Município de Estarreja

A Câmara Municipal emite um Esclarecimento aos Estarrejenses alertando que a consulta aberta, realocada das instalações do Hospital Visconde de Salreu para a sede do Centro de Saúde de Estarreja, tem que dar resposta a todos os utentes.

sexta, 09 de maio 2014

Com a reorganização do Centro de Saúde de Estarreja, à luz da reforma dos cuidados de saúde primários, foram as diversas unidades existentes agrupadas em três unidades funcionais:

• A UCSP Estarreja I, composta por dois polos, com sede em Beduído e a extensão de Veiros;
• UCSP Estarreja II, composta por dois polos, com sede em Avanca e Extensão em Pardilhó;
• USF Terras do Antuã, constituída pela sede em Salreu e pelas extensões de Canelas e Fermelã;

Esta reorganização permite que a resposta aos utentes inscritos seja feita das 8H às 20H, em cada uma, traduzindo-se numa maior acessibilidade e continuidade dos cuidados.

Após constatação, por vários meios, de que as novas unidades funcionais não têm dado resposta, no próprio dia, a todas as situações de doença aguda, ao longo de todo o período de funcionamento, vem o Presidente da Câmara Municipal informar e esclarecer todos os estarrejenses que:

1. As novas unidades funcionais (USF e UCSP) estão organizadas para dar resposta, obrigatoriamente, no próprio dia a todas as situações de doença aguda dos seus utentes e ao longo de todo o período de funcionamento (8H – 20H);

2. As USF e UCSP supramencionadas dispõem ainda de uma consulta de intersubstituição que assegura a resposta aos utentes quando o seu médico de família está ausente;

3. Funciona uma consulta de atendimento complementar – das 20H às 24H, de segunda a sexta-feira, e das 8H às 24H, aos fins de semana e feriados;

4. A consulta aberta, realocada das instalações do Hospital Visconde de Salreu para a sede do Centro de Saúde de Estarreja, tem que dar resposta a todos os utentes, de acordo com a reorganização do Centro de Saúde de Estarreja e nos termos indicados nos números anteriores.

Face ao exposto, deverão todos os Utentes da USF Terras do Antuã (Canelas e Fermelã) e das UCSP I (Beduído e Veiros) e II (Avanca e Pardilhó), nas respetivas sedes (Salreu, Beduído e Avanca) e em particular na sede do Centro de Saúde de Estarreja, em caso de doença aguda exigir o seu atendimento ao longo de todo o período de funcionamento. Importa ainda esclarecer que, nestas situações de doença aguda, o tempo máximo de espera legalmente permitido é de duas horas.