Nasceu um novo mel

Beesweet... o Mel como um Perfume

sexta, 16 de maio 2014

A paixão do avô pelas abelhas inspirou as estarrejenses Ana Pais e Carla Pereira, fundadoras da BeeSweet, que vai lançar no mercado, ainda este ano, novos sabores de mel e o mel de mirtilo. A dias de embarcarem para a China, onde vão apresentar este projeto, as empreendedoras têm a decorrer uma campanha de crowdfunding determinante para o avanço do fabrico do molde da embalagem. Este será um ano decisivo para a BeeSweet e para o mercado do mel.

Com base nos resultados da campanha, a Beesweet iniciará a produção dos moldes, a compra do mel, a execução da embalagem e o início da colocação dos produtos nas lojas Gourmet & Premium.

Foi o indesejado desemprego que despoletou a feliz história recente da BeeSweet, de Ana Pais, 31 anos, licenciada em turismo e especialização em tradução, e de Carla Pereira, 28 anos, técnica profissional de qualidade. “Quando nos vimos desempregadas resolvemos recorrer às nossas raízes, à cultura da nossa família e à experiencia do meu avô como apicultor”, que já tinha tentado criar sabores diferentes com o mel. A herança que transitou de geração em geração deixou as duas primas “apaixonadas pelas abelhas e pelo mel” e hoje “as nossas cabeças fervilham de ideias inovadoras”, afirmam. “Pusemos mãos à obra”, diz Ana Pais, revelando a dinâmica desta dupla empreendedora.

Representam uma lufada de ar fresco no “obsoleto” mercado do mel ao criarem “algo diferente”, com impacto e “sabores diferenciadores”. Ana Pais explica o conceito. “O objetivo é pegar no mel monofloral, e com base nessa tradição familiar colocar um sabor, desde os mais frescos como os cítricos, aos mais intensos”. Não pretendem ser apicultoras, “mas pegar no mel de qualidade que Portugal tem e dar-lhe uma roupagem completamente diferenciadora e inovadora e colocar neste nicho de mercado”.

Ao consumidor chegará “muito mais do que mel”, prometem. Como se de “um perfume raro” se tratasse “com vários sabores, cheiros, texturas e cores”. Ana esclarece que esta “linha de sabores tem uma gama fresca e uma gama quente, mais intensa, para os consumidores poderem utilizar em diferentes situações” e aplicações gastronómicas, de forma a satisfazer todos os gostos.

Mel de Mirtilo é raro

Para além da gama de mel com flavors diferenciados, a BeeSweet produz o Beeblue, um mel raro, específico de floração de mirtilo. “A abelha vai à floração do mirtilo” e atendendo a essa necessidade a BeeSweet desenvolveu três parcerias fundamentais, com a BioBaga, de Avanca, a Casa Milos, de S. Pedro Sul, e a Quinta da Remolha, de Sever do Vouga. Com “ótimas características”, o mel de mirtilo “não existe em Portugal, apenas no Canadá”.

Garantir um produto novo, distinto e com qualidade, reforça Ana Pais, tendo como aliadas a Faculdade de Ciências de Nutrição do Porto, com vista a caracterizar o mel e estudar as suas propriedades antibacterianas, assim como a sua atividade cicatrizante; com a Universidade de Aveiro, que também vai estudar este mel específico; e com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, com intuito de avaliar a capacidade antioxidante e determinar o perfil em polifenóis. “Queremos fazê-lo de forma certificada e garantida de que tem benefícios diferenciadores por comparação com outro tipo de mel”, evidencia Ana Pais.

Embalagem elegante e prática

Estes novos produtos destinam-se ao mercado Premium e apresentam outra novidade, a embalagem leve, ergonómica, limpa e prática de utilizar. “A embalagem diferencia-nos, é totalmente diferente, não se trata de um frasco de vidro. É ergonómica, com zero desperdícios e glamorosa”. Inovar representa igualmente um esforço acrescido para ultrapassar determinadas barreiras, como a do modelo da embalagem, para a qual foi necessário desenvolver “todo o projeto e conceber um molde próprio”, que se enquadre nesse espírito de “inovação de sabores e floração específica de mirtilo”.

À venda ainda este ano, aproximação à China já este mês

Com uma estratégia rigorosamente definida, a BeeSweet pretende colocar o produto no mercado até julho. Nesta fase, “temos o objetivo de colocar no mercado 7 mil embalagens nestas lojas específicas”, estando para já identificadas 100 lojas, das quais seis fora de Portugal.

Mas o primeiro contacto com o mercado internacional vai acontecer já a partir do próximo domingo e numa das maiores potências do mundo. A BeeSweet integrará, juntamente com a Associação de Jovens Empresários Portugal China uma importante missão de 10 dias a Macau, Hong Kong, Jiangmen e Zhuhai e participará na Feira Internacional Interwine em Guangzhou, com a finalidade de promover “provas de mel para sentir o feedback do consumidor chinês que é bastante exigente e tentar sondar um possível distribuidor deste tipo de produtos”.

Empreendedoras de sucesso

A participação em cursos na área do empreendedorismo e a apresentação de candidaturas a programas de empreendedorismo tem sido uma constante no percurso destas duas jovens que assim esperam “receber as melhores ferramentas possíveis para sermos empreendedoras de sucesso. O apoio que temos recebido de formadores e mentores tem sido a nossa mais-valia”, afirma Ana Pais.

No que se refere à gestão do negócio, “não tínhamos nenhuma experiência, mas neste último ano fizemos uma longa aprendizagem cuja evidência são os prémios alcançados”, como o Passaporte para o Empreendedorismo do IAPMEI, o 1º lugar no Startup Pirates – ISCAC (Coimbra), a 5ª etapa - top 15% - no Acredita Portugal ou o destaque alcançado no Aveiro Empreendedor e no Programa Indústrias Criativas - The Next Big Idea. Mais recentemente venceram o 1º prémio do OAZ YouthBusiness, contudo mais importante do que a compensação monetária são os “contactos estabelecidos que têm sido muito úteis e este projeto surge muito das parcerias que se criam”, testemunha a pardilhoense.

Website: www.beesweet.pt
Facebook: https://www.facebook.com/www.beesweet.pt