Campanha “Mais Tampinhas Solidariedade MAIOR”

2,3 toneladas de tampinhas reverteram em produtos solidários

terça, 20 de maio 2014

8 instituições com resposta social de Lar e Serviço de Apoio Domiciliário beneficiaram do trabalho em rede desenvolvido na Campanha “Mais Tampinhas solidariedade MAIOR”. Ao longo de 2013 foram recolhidas 2,3 toneladas de tampinhas nos 24 pontos de recolha aderentes, entre escolas, associações, juntas de freguesia e empresas, que resultaram numa quantia de 1400€ destinados a material técnico. A Sessão de Entrega de produtos solidários realizou-se no dia 13 de maio, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (BVE).

Iniciada em 2012 e desenvolvida no seguimento de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Associação Humanitária dos BVE, a campanha tem o propósito de dar apoio e conforto aos idosos que precisam de cuidados maiores – os acamados – através da oferta de colchões e almofadas antiescaras às Instituições que os acolhem e lhes prestam os devidos cuidados.

A presidir a sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, dirigiu-se aos representantes das entidades e instituições presentes para sublinhar que “estas sinergias e neste caso entre os BVE, Câmara Municipal e todos os que se envolveram nesta campanha, resultam sempre muito bem. Este tipo de campanhas encerra três virtudes muito interessantes: a sustentabilidade ambiental, a questão pedagógica e, o mais interessante e importante, a obra social”. O resultado atingindo comprova que “as pessoas unem-se à volta destas causas e estamos dispostos a desenvolver outro tipo de ações e continuar a apostar neste tipo de campanha”.

Mostrando-se também disponível para continuar a desenvolver ações deste género, o presidente dos BVE, Marco Braga, mostrava-se satisfeito pelos BVE estarem envolvidos nesta campanha de tampinhas para angariação de fundos e pelo “resultado positivo” alcançado.

A campanha “teve sucesso” graças à colaboração dos BVE, da comunidade, das entidades concelhias constituídas como pontos de recolha (IPSS, Associações, Empresa, Escolas, entre outras) e da empresa Ambisousa, reforçou a Vereadora da Ação Social, Rosa Simão. “Todos são muito importantes e só assim conseguimos recolher 2,3 toneladas. Não custou nada, são tampinhas e conseguimos arranjar ajudas técnicas que tanto são precisas nos nossos lares e IPSS e que são sempre dispendiosas”, declarou.

IPSS beneficiárias

Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó
Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca
Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas