Festas de Santo António, da Cidade e do Município 2014

Tradicional sem deixar de ser arrojada, a edição de 2014 das Festas de Santo António, da Cidade e do Município amplia o seu espaço, da Praça Francisco Barbosa ao Parque Municipal do Antuã. Os festejos chegam no dia 6 de junho para animar a cidade até dia 15! Confira aqui o programa.

quinta, 22 de maio 2014

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO, DA CIDADE
E DO MUNICÍPIO DE ESTARREJA

[6 a 15 de junho de 2014]

A tradição de sempre num formato renovado

Tradicional sem deixar de ser arrojada, a edição de 2014 das Festas de Santo António, da Cidade e do Município amplia o seu espaço, da Praça Francisco Barbosa ao Parque Municipal do Antuã. Os festejos chegam no dia 6 de junho para animar a cidade até dia 15, com uma oferta cultural preenchida com concertos, mercado antigo, marchas, exposições, gastronomia regional, folclore, desporto e eventos promovidos pelas associações. Ala dos Namorados, Os Azeitonas e Galandum Galundaina garantem música de qualidade aos festejos deste ano. Serão por isso várias as oportunidades que os estarrejenses e visitantes têm para se divertir, com entradas livres.

As velhinhas “Festas da Vila”, hoje assumidas como de Santo António, da Cidade e do Município, são uma referência para Estarreja e para os estarrejenses, tendo a Câmara Municipal apostado este ano na sua requalificação e extensão para receber os estarrejenses e forasteiros, cada vez em maior número, num ato de celebração que se pretende distinto.

A Praça Francisco Barbosa acolhe os momentos mais tradicionais e populares. A marcante abertura das Festas de Santo António vai decorrer com todo o simbolismo no primeiro fim de semana. Na sexta, dia 6, com o concerto de David Antunes e Vanessa Silva, e no sábado, dia 7, com o emblemático espetáculo proporcionado pelas três Bandas Filarmónicas do concelho: Bingre Canelense, Club Pardilhoense e Visconde de Salreu.

O ex-libris dos festejos chega no dia 8, domingo, com o Mercado Antigo, que recua aos anos 20 a 40 do século XX, com dezenas de espaços de venda, produtos e trajes adequados à época, ressalvando-se mais uma vez a participação de coletividades e comunidade. A praça enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, dando ao histórico local muita animação como há cem anos se veria. O dia é animado com o Desfile Etnográfico e com o Festival de Folclore que reúne os 5 ranchos locais: Casa do Povo de Avanca, “As Tricaninhas de S Miguel de Fermelã”, “Tricaninhas do Antuã”, “Danças d’ Aldeia” de Pardilhó, e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros.

Marchas com mais de 7 centenas de figurantes

O tom festivo estende-se no fim de semana seguinte ao Parque Municipal do Antuã, onde terão lugar os grandes concertos e as Tasquinhas num espaço mais qualificado. Com abertura no dia 12, as 12 Tasquinhas de gastronomia típica ocorrerão com condições excecionais, recompensando o esforço das coletividades que nestes quatro intensos dias promovem a gastronomia regional. Na véspera do feriado municipal, também com nova localização, as Marchas Populares apresentam 8 grupos e mais de 7 centenas de marchantes. Este ano, o desfile percorre a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque Municipal do Antuã, proporcionando melhores condições para quem desfila e vem assistir ao espetáculo.

Concertos de bandas portuguesas de referência

Ala dos Namorados, Os Azeitonas e os Galandum Galundaina compõem o ramalhete destes dias festivos. A comemorar 20 anos de carreira, uma das mais prestigiadas bandas da música portuguesa, a Ala dos Namorados regressa com um disco em que revisita os grandes temas da sua carreira para ver ao vivo na sexta-feira, dia 13. Dispensa a banda que criou o sucesso “Anda Comigo Ver os Aviões”. “Os Azeitonas”, de Miguel Araújo, dão um concerto na noite de sábado, dia 14. Os Galandum Galundaina vêm de terras de Miranda para atuar no domingo, dia 15. São um dos mais modernos projetos da música tradicional do nosso país.

A semana é coroada no dia 13 de junho, feriado municipal, com a parte religiosa e a sessão solene do Dia do Município que decorrerá uma vez mais no Cine-Teatro Municipal.

[PRAÇA FRANCISCO BARBOSA]
6 junho sexta-feira
14h00 5º Encontro de danças folclóricas da CERCIESTA Cine-Teatro
17h30 Abertura da Exposição N’OZ