Dia da Criança: brincar sem limites

Brincar, brincar e brincar. No dia que lhes é especialmente dedicado, as crianças fizeram aquilo que mais gostam. O Parque Municipal do Antuã foi transformado pela Câmara Municipal de Estarreja num gigante parque infantil, onde a única obrigação era divertir-se, movimentando centenas de famílias.

terça, 03 de junho 2014

Brincar, brincar e brincar. No dia que lhes é especialmente dedicado, as crianças fizeram aquilo que mais gostam. O Parque Municipal do Antuã foi transformado pela Câmara Municipal de Estarreja num gigante parque infantil, onde a única obrigação era divertir-se. O roteiro das brincadeiras, desde as mais divertidas às pedagógicas - porque a brincar também se aprende -, movimentou centenas de famílias ao parque urbano da cidade durante a tarde de domingo.

Andar sobre a água

Os insufláveis estão na lista dos divertimentos favoritos dos mais novos e este ano as bolas de água foram eleitas as preferidas. Com este jogo, as crianças eram desafiadas a andar sobre a água de uma piscina dentro de uma bola enorme. O difícil era manter-se de pé por isso os tombos eram inevitáveis, provocando sorrisos aos participantes e familiares que assistiam à cena.

O Parque do Antuã multiplicou-se em atividades para todas as crianças, as mais radicais: minitrampolins, cangurus, bolas gigantes, insufláveis; as desportistas: basquetebol, futebol, discos de praia e tiro com arco; as que já evidenciam uma veia artística: pinturas em papel gigante; ou as ecologistas que puderam semear as suas ervas aromáticas e entrar no eco-jogo.

Cuidar dos doentes

O Hospital dos Bonecos foi outro ponto de passagem obrigatório. Nesta unidade de saúde improvisada, onde os utentes eram os bonecos, as crianças foram os seus médicos e enfermeiros, desmistificando os “senhores e senhoras” de bata branca, que tanto receio causam nos mais novos.

O RiaCon – 6º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro veio ajudar à festa. Provando que não apenas os miúdos, mas também os graúdos gostam de entrar na brincadeira, as famílias reuniram-se para experimentar novos jogos, entre centenas que estiveram disponíveis ao longo de todo o fim-de-semana no Multiusos.

Conhecer o património local

Para além das atividades no Parque, as crianças foram convidadas a visitar a Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, os Percursos BioRia e a assistir à comédia “Os Croods”, no Cine-Teatro de Estarreja, que aos primeiros domingos de cada mês promove uma sessão de cinema de animação, às 10h30, para crianças e famílias.

Ao apelo da Câmara Municipal “Não fiques em casa” as crianças responderam afirmativamente, passando um dia divertido em família, que irão guardar no seu baú de memórias de infância.

Galeria de imagens aqui