Medalhas de Mérito Municipal 2014

Os quatro Presidentes de Junta de Freguesia que cumpriram o seu último mandato em 2013, o Professor Catedrático Manuel Marques da Silva e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Avanca vão ser homenageados com a Medalha de Mérito Municipal no Dia do Município, que se celebra esta sexta-feira, 13 de junho, com Sessão Solene, marcada para as 15h no Cine-Teatro de Estarreja.

quinta, 12 de junho 2014

Os quatro Presidentes de Junta de Freguesia que cumpriram o seu último mandato em 2013, o Professor Catedrático Manuel Marques da Silva e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Avanca vão ser homenageados com a Medalha de Mérito Municipal no Dia do Município, que se celebra a 13 de junho com Sessão Solene, marcada para as 15h00 no Cine-Teatro de Estarreja.

Na afirmação do Poder Local e símbolo da democracia, enquanto presença próxima e voz das populações, desenvolvendo um trabalho de grande mérito em prol do desenvolvimento local da sua terra e das suas gentes, o Município de Estarreja prestará homenagem com a Medalha de Mérito Municipal a quatro autarcas que em 2013 cessaram funções de Presidentes de Juntas de Freguesia, não se podendo candidatar a um novo mandato devido às restrições impostas pela nova Lei Eleitoral.

Joaquim Henriques, como Presidente da Junta de Freguesia de Salreu, e José Artur Pinho, como Presidente de Junta de Freguesia de Avanca, ao longo de três mandatos sucessivos, entre 2001 e 2013; José Fernando Henriques e Manuel Nascimento, respetivamente como Presidentes de Juntas de Freguesias de Veiros e Pardilhó, eleitos democraticamente em 5 mandatos sucessivos, entre 1993 e 2013, tendo estado durante 20 anos à frente dos destinos das suas freguesias.

Pelo seu percurso Académico, Profissional e Associativo, o salreense Manuel Marques da Silva, Professor Catedrático no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, onde leciona desde 1980 as mais variadas cadeiras e matérias, tendo sido jubilado em 2010.

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Avanca, que comemora 30 anos de vida, pelo trabalho desenvolvido desde a sua fundação em prol da preservação, promoção, divulgação dos valores etnográficos e do folclore da Região.


Melhores alunos merecem distinção

Também na Sessão Solene do Dia do Município, a Câmara Municipal presta homenagem aos melhores alunos do ano letivo 2012/ 2013, aos campeões nacionais da época desportiva 2012/ 2013 e aos trabalhadores da autarquia que, no ano passado, se aposentaram e que celebram 25 anos ao serviço do Município. 

São distinguidos com Votos de Louvor os melhores alunos dos 9º e 12º anos, reconhecendo ao mesmo tempo o papel fundamental dos docentes, das famílias, da comunidade escolar e educativa e da qualidade do ensino que é ministrado nas escolas estarrejenses.

Os alunos que obtiveram as melhores classificações no final de mais um ciclo de estudos respeitante ao ano letivo de 2012/2013 são os seguintes: no 9º ano: André Daniel Conde Rufo Couto, da Escola EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire de Estarreja; Diana Margarida Ferreira Pinho, da Escola Secundária de Estarreja; Filipa Soares Pinto, da Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca; Pedro Daniel da Silva Pinto, da Escola EBI de Pardilhó; no 12º ano: João Pedro Ferreira dos Santos, Cursos científico – humanísticos de Ciências e Tecnologias; e Sandra Cristina Oliveira Vieira, Cursos Profissionais.


Valorizar os Campeões nacionais

Estarreja entende por bem valorizar e distinguir com Votos de Louvor, atletas e clubes que se tenham sagrado Campeões Nacionais. Em termos desportivos, Estarreja continua a destacar-se no panorama nacional, com a obtenção de bons resultados, destacando-se a dinâmica e o trabalho realizado pelas coletividades estarrejenses, que culmina com a obtenção de excelentes resultados desportivos nas diversas modalidades.

Na época 2012/ 2013 serão homenageados:

Na modalidade de Patinagem:
- Os seguintes atletas da Associação Desportiva Arsenal de Canelas: Ricardo Esteves (sénior), Campeão Nacional de pista 300 mts C/R seniores e 300 mts C/R absolutos. Catarina Almeida (júnior), Campeã Nacional de pista 300m C/R e de estrada 200mts C/R. Andreia Marques (iniciado), Campeã Nacional de estrada 500 mts sprint, 3.000 mts pontos e 3.000 metros americana; Adriana Sousa (iniciado), Campeã Nacional de estrada 3.000 mts americana; Ana Montenegro (iniciado), Campeã Nacional de estrada 3.000 mts americana; Adolfo Rodrigues (iniciado), Campeão Nacional de pista 3.000 mts americana; Tiago Resende (iniciado), Campeão Nacional de pista 3.000 mts americana.

- A Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Clube Campeão Nacional no Campeonato Nacional de Estrada em Iniciados Femininos (Ana Montenegro, Andreia Marques, Adriana Sousa, Mariana Marques), no Campeonato Nacional de Pista em Iniciados Masculinos (Adolfo Rodrigues, João Afonso, Tiago Resende) e nos Encontros Nacionais de Pista/ Estrada, em Infantis Masculinos (Fábio Melo, João Afonso, Gabriel Luz).

- Clube Cultural e Desportivo de Veiros (CCDV), Clube Campeão Nacional de Indoor em Cadetes Femininos (Bárbara Melo, Bruna Gonçalves, Carolina Granja e Inês Castro).

Na modalidade de Canoagem: os atletas da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes: Flávio Tavares (júnior), Campeão Nacional de Fundo em C1, Campeão Nacional de Maratonas em C2, Campeão Nacional de Velocidade em C1 200m, Campeão Nacional de Velocidade em C1 1.000m e Campeão Nacional de Velocidade em C2 1.000m; Maria Santos (sénior), Campeã Nacional de Velocidade C1 200 metros.

Na modalidade de Orientação: os atletas do Clube de Orientação de Estarreja: Rafael Ramos (júnior), Campeão Nacional de Sprint no escalão H20; Armandino Cramez, Campeão Nacional de Sprint no escalão H70; Rafael Miguel (júnior), Campeão Nacional de Distância Longa no escalão H20; José Grada, Campeão Nacional de Distância Longa no escalão H70.
 

Agradecimento aos trabalhadores municipais

Na Sessão Solene agendada para as 15h, Estarreja reconhece o papel dos trabalhadores da Câmara Municipal com homenagem aos aposentados e os que comemoram 25 anos de serviço:

Aposentados
Maria da Natividade de Pinho Bastos Vidal Dias

25 anos de serviço público
Hilário Marques Miranda
Diamantino Pereira Matos
Maria Inês Leite Azevedo
Fernando Jorge Silva Martins

 

O Cine-Teatro Municipal volta a ser o palco da cerimónia, presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Valente, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina. Às 17h terão início as cerimónias religiosas.

 

:: A cerimónia será transmitida via online no seguinte link  https://www.youtube.com/watch?v=xnnC4pnaSnA