Projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no Município de Estarreja”

As inscrições para o projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja" decorrem até dia 2 de julho, no GAME.

quarta, 18 de junho 2014

As inscrições para o projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja - 2014”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, abrem já a partir de amanhã, dia 19 de junho, e até ao dia 2 de julho, no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe. Pretende-se que a iniciativa avance para no terreno a partir de 15 de julho e até 13 de agosto, época normalmente mais quente e por isso mais suscetível à existência de fogos florestais. O projeto pretende integrar 24 jovens, 12 por quinzena distribuídos por equipas.

Historial: O Projeto existe em Estarreja desde 2006, tendo iniciado nesse ano com o apoio financeiro do IPJ. Atualmente esse financiamento já não existe mas a procura crescente pelos jovens e os resultados obtidos de sucesso fizeram com que a Autarquia mantivesse o projeto no terreno, considerando-o uma mais-valia, quer para os jovens participantes, quer para a floresta do concelho.

Coordenação: Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Autarquia – Dr.ª Paula Silva

Colaboração: Bombeiros Voluntários de Estarreja; Guarda Nacional Republicana

Objetivo geral: Vigilância das áreas florestais, contribuindo para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho de Estarreja

Objetivos específicos:
•  Vigilância móvel ativa (bicicleta)
• Alerta de fogos florestais
• Inventário e caracterização da rede viária florestal (a incluir no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
• Inventário de pontos de água
• Recolha de lixo em áreas florestais
• Meio de dissuasão
• Sensibilização da população
• Inserção no Plano Operacional Municipal (DFCI) de cada ano