Orçamento Participativo Jovem 2014-15

Jovens convocados para apresentar ideias para Estarreja

quinta, 26 de junho 2014

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) destina-se a jovens estarrejenses dos 12 aos 30 anos que, em nome individual ou em grupos informais, podem contribuir com ideias e participar ativamente na definição das políticas públicas do concelho. A iniciativa foi apresentada na terça-feira passada nos Paços do Concelho.

Liderado pelo Conselho Municipal de Juventude de Estarreja (CMJ), o OPJ chama os mais jovens a identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos de superior interesse para o concelho, nomeadamente na área da juventude. No sentido de aproximar os jovens das decisões municipais, motivando a cidadania ativa, a autarquia disponibiliza uma verba global de 15 mil euros para a concretização dos melhores projetos, a inscrever no Orçamento Municipal de 2015.

“O princípio é o mesmo do Orçamento Participativo Municipal”, começou por referir o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, destacando a faixa etária a que se dirige a iniciativa, por incentivar diretamente os jovens a “participarem ativamente no que é a gestão municipal, nomeadamente propondo os mais diversos projetos para verem materializados no concelho tanto a nível de escola como a nível municipal”. Na opinião do autarca “há um bom mote para que participem ativamente na sua comunidade e ver um seu projeto, uma sua vontade materializados no Orçamento Municipal de 2015”.

Recolha de propostas em setembro

O OPJ destina-se a jovens com idade entre os 12 e os 30 anos, residentes, estudantes, membros de associações ou naturais do concelho de Estarreja. As propostas devem ter a população jovem como público-alvo e têm um limite de 5 mil euros para projetos de âmbito escolar, e de 10 mil euros para os projetos de âmbito municipal.

Referindo os prazos apertados em que decorre todo este processo uma vez que o Orçamento Municipal da Câmara terá que ser aprovado até 31 de outubro, João Alegria, Vereador responsável pelo Pelouro da Juventude, sublinhou “a responsabilidade do CMJ em encontrar formar mais atrativas de divulgar a nossa atividade e propostas e em desafiarmos os jovens a participar”. Este é, sem dúvida, o momento para “incrementar a participação cívica dos mais jovens”.

As propostas devem ser apresentadas através de formulário próprio e enviadas para cmj@cm-estarreja.pt entre os dias 15 e 30 de setembro. Nessa 2ª quinzena do mês de setembro decorrerão sessões de esclarecimento e de debate nas escolas concelhias. Cada jovem pode apresentar um projeto para cada vertente (escolar e municipal), que será alvo de votação pública durante a Assembleia Municipal Jovem, a realizar a 10 de outubro.

O responsável refere “o objetivo de proporcionar aos jovens esta forma de participação em que saibam olhar para o território e vejam que podem propor ideias e projetos para tornar o nosso concelho mais atrativo e que vá ao encontro dos seus interesses ao nível coletivo”.

OPM recebe propostas até dia 30, próxima 2ª feira

Esta iniciativa destinada aos jovens anda de mãos dadas com o Orçamento Participativo Municipal (OPM), que se realiza pela primeira vez na história do Município.

Estarreja é um dos poucos municípios portugueses a promover um Orçamento Participativo, uma iniciativa que pretende promover a aproximação dos cidadãos à gestão municipal. A fase de recolha de propostas encontra-se já na reta final, terminando no próximo dia 30 de junho (+ info http://opm.cm-estarreja.pt/)

FASES DE PARTICIPAÇÃO NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM
Sessões de trabalho nas escolas 2ª quinzena de setembro