Casa-Museu Egas Moniz com obras na cobertura

Teve início este mês a operação de beneficiação da cobertura da Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, uma obra financiada na íntegra pela Câmara Municipal de Estarreja sem qualquer comparticipação, num investimento global de 158.872,80 €. A degradação dos materiais que compõem a cobertura levou a autarquia a intervir, renovando o teto e o telhado do histórico edifício. O prazo de execução da obra é de 120 dias.

sexta, 25 de julho 2014

Classificada como Imóvel de Interesse Público (Dec. nº 67/97, DR 301 de 31 Dezembro 1997) e inserida em Zona de Proteção Especial (Portaria n.º 577/2011, DR, 2.ª Série, n.º 110, de 7-06-2011), a antiga casa do único Prémio Nobel da Medicina português avança para mais uma fase de reabilitação, depois de ter sofrido duas significativas intervenções nos últimos anos e mais uma vez da responsabilidade única do município estarrejense, na defesa de um importante património edificado e cultural, que impõe que a Câmara assuma esse enorme esforço para inverter a degradação de décadas e responder a problemas novos.

A intervenção em curso na cobertura da Casa Museu Egas Moniz consiste na limpeza e aspiração do desvão, na reabilitação da estrutura da cobertura, com reforços e substituições pontuais de peças de madeira, utilizando novos elementos de madeira e diferentes técnicas tradicionais e reversíveis. Inclui trabalhos de remoção do revestimento existente na cobertura, aplicação de estrutura de madeira maciça de pinho tratado, aplicação de revestimento de toda a superfície em tela transpirante e impermeável, limpeza e aplicação de telha original incluindo aplicação de telha nova.

Para combater a forte degradação, a Câmara Municipal avançou pela primeira vez com obras de conservação em 2008, num investimento de 200 mil €. Em 2012, uma nova intervenção, que custou 150 mil €, veio por cobro a um grave problema de fungos, que surgiu no piso de madeira no rés-do-chão do edifício.

A dignificação da única Casa Museu de Prémio Nobel em Portugal, referência maior do município e incontornável na região e no país, é uma aposta permanente da Câmara Municipal de Estarreja honrando esta figura da medicina mundial que foi distinguido com o prémio de Oslo em 1945 e com o Prémio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 1949.

Durante o período das obras, a Casa-Museu Egas Moniz mantém as portas abertas e a visitação ao espaço.

A Casa Museu Egas Moniz representa um marco cultural por excelência, que o seu patrono nos quis legar, para que na sua redescoberta, se possa interpretar a mensagem que presidiu à sua constituição: “As grandes escolas de Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual de Belo”.

Neurologista, investigador, professor e escritor, Egas Moniz é uma figura incontornável da Ciência, ainda hoje considerado o precursor das modernas técnicas da imagiologia cerebral e da psicocirurgia, ao conceber a angiologia cerebral e a leucotomia pré-frontal.