Câmara dilata prazo de arrematações do Mercado Municipal

Medidas de apoio ao comércio local

A medida já tem sido aplicada em anos anteriores e mantém-se mais um ano beneficiando os 45 comerciantes do Mercado Municipal. A Câmara Municipal de Estarreja deliberou por unanimidade prorrogar o prazo das arrematações dos espaços do Mercado, autorizando igualmente a sua ocupação, sem arrematação, até final do mês de março de 2015. Os valores de taxas de ocupação ainda são os mesmos de há uma década atrás.

terça, 05 de agosto 2014

Compete à Câmara Municipal autorizar a concessão dos locais de venda, sendo a atribuição feita pelo ato de arrematação, contudo a validade dos espaços arrematados no mercado chegou ao seu termo em 2010. A última arrematação e sorteio de lugares havia decorrido em 2003, já nessa altura sem atualização de valores de taxas de ocupação. Desde então, sendo a Câmara sensível aos argumentos dos utentes do mercado, tem prorrogado o prazo anualmente, e este ano repete-se a aplicação da medida.

Em simultâneo, mantém-se até fevereiro de 2015 a prorrogação da atribuição dos espaços da Feira, sem a realização de sorteio, de acordo com a deliberação de 21 de março de 2013. Neste caso, a medida favorece 119 vendedores da vertente “Feira”.

Bancas ocasionais

Foi igualmente decidido estabelecer que a ocupação das bancas (de legumes) nºs 10 e 11 dos módulos A e B seja ocasional, destinando-se exclusivamente à venda de produtos caseiros, excedentes de produção própria. A sua utilização fica dependente de requerimento a apresentar no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, até dois dias anteriores à ocupação pretendida, e do pagamento da respetiva taxa, prevista na Tabela de Taxas e Licenças. As marcações das bancas ocasionais apenas poderão ocorrer  para a própria semana e semana seguinte.

Incentivo a mais de 160 vendedores

Estas medidas consubstanciam um apoio ao pequeno comércio e demonstram uma clara intenção de incentivo à continuidade dos comerciantes no mercado, atendendo à atual conjuntura económica bem espelhada na diminuição de visitantes, em especial às terças-feiras.

Apesar conjuntura económica, às terças e aos sábados de manhã, o Mercado e a Feira continuam a ser o centro privilegiado do comércio tradicional local, reunindo mais de 160 comerciantes, promovendo o pequeno comércio e agricultura, enquanto fatores de identidade e promoção socioeconómica do município.