Cartão Sénior, agora para maiores de 60 anos

Anteriormente destinado a pessoas com mais de 65 anos, o Cartão Sénior passa a abranger os munícipes a partir dos 60 anos de idade. Esta é uma das principais alterações introduzidas no Regulamento do Cartão Sénior Municipal, que dá acesso a um conjunto de benefícios e vantagens e estabelece apoios, de forma a contribuir para a dignificação e melhoria da qualidade de vida desta população.

terça, 29 de julho 2014

Anteriormente destinado a pessoas com mais de 65 anos, o Cartão Sénior vai abranger os munícipes a partir dos 60 anos de idade. Esta é uma das principais alterações introduzidas no Regulamento do Cartão Sénior Municipal de Estarreja, que dá acesso a um conjunto de benefícios e vantagens e estabelece apoios, de forma a contribuir para a dignificação e melhoria da qualidade de vida desta população.

O Cartão Sénior representa mais uma resposta social da Câmara Municipal que verificou a necessidade de ampliar a idade de acesso aos benefícios. Com o novo regulamento, podem aderir ao Cartão Sénior Municipal todos os cidadãos residentes e eleitores no concelho de Estarreja, com idade igual ou superior a 60 anos.

O objetivo principal é a promoção da participação ativa da população sénior nas atividades culturais, desportivas e recreativas do concelho, contribuindo para atenuar as situações de solidão.

Por outro lado, proporciona apoios financeiros ao nível da saúde e serviços, beneficiando os seniores com menores rendimentos. Também neste ponto a autarquia reforçou o apoio na comparticipação de fraldas e produtos de higiene para prevenção e tratamento de seniores dependentes e acamados, que agora passa a ser de 25% do valor da aquisição. A vertente dos benefícios específicos prevê ainda a comparticipação de 25% da parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde na medicação adquirida mediante receita médica.

Com o aumento dos índices de envelhecimento e o aumento geral da longevidade média, as consequências que daí advêm a nível social e da saúde devem ser acompanhados da definição de estratégias adequadas para responder às necessidades e capacidades de satisfação pessoal, autonomia e participação dos idosos, quer a nível da sua ocupação saudável e ativa, facilitando-lhes o acesso à participação de atividades culturais, desportivas e recreativas, quer das condições que promovam uma vida onde se sintam úteis à comunidade, nomeadamente a criação de medidas e mecanismos que contribuam para a minimização das situações de solidão, isolamento e estigmatização social.

700 Beneficiários

Neste momento, dos 709 cidadãos portadores de Cartão Sénior, a grande maioria (614) diz respeito a benefícios gerais, sendo que 95 munícipes acedem a apoios específicos. Em 2013, registaram-se 74 novas adesões.

Alguns benefícios que pode usufruir:
- 50% de redução no valor de entrada nas piscinas municipais
- Redução nos bilhetes para cinema e outros espetáculos do Cine-Teatro de Estarreja
- Preferência sobre os demais candidatos ao Programa Casa Melhor
- Redução de 20 % nas Publicações do Município (com valor a partir de 15€) e em atividades da Biblioteca Municipal
- Descontos em produtos e serviços prestados por estabelecimentos comerciais

Apresente a sua candidatura!
GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja [Horário 9h-17h]