Presidente da Câmara Municipal de Estarreja recebe D. Ximenes Belo

Numa visita a Estarreja, D. Carlos Ximenes Belo esteve reunido informalmente com o Presidente da Câmara Municipal, na tarde de quarta-feira, 30 de julho, no edifício dos Paços do Concelho. O bispo emérito de Díli (Timor Leste) e Nobel da Paz de 1996 procura dados e respostas acerca da vida e obra do Padre Ismael Ferreira de Almeida e Matos, salesiano que viveu na freguesia de Pardilhó.

quarta, 30 de julho 2014

Numa visita a Estarreja, D. Carlos Ximenes Belo esteve reunido informalmente com o Presidente da Câmara Municipal, na tarde de quarta-feira, 30 de julho, no edifício dos Paços do Concelho. O bispo emérito de Díli (Timor Leste) e Nobel da Paz de 1996 procura dados e respostas acerca da vida e obra do Padre Ismael Ferreira de Almeida e Matos, salesiano que viveu na freguesia de Pardilhó.

Diamantino Sabina, Presidente do Município de Estarreja, mostrou toda a disponibilidade na ajuda ao bispo emérito que se encontra incumbido pelos salesianos de escrever a biografia do Padre Ismael Matos (1913-1989), personalidade importante da freguesia de Pardilhó. Com uma vida religiosa dedicada ao espírito salesiano, o Padre foi também escritor, dramaturgo, entre muitas outras facetas que marcaram os que com ele se cruzaram.

D. Ximenes Belo vai agora recolher e analisar documentos, publicações, recortes de jornais e outras edições para conhecer a Região, o Município de Estarreja e a freguesia de Pardilhó, até chegar à igreja onde o Pe. Ismael foi batizado e à escola onde estudou. Tudo para conseguir o registo mais completo possível da vida do salesiano. As portas do Arquivo Municipal e da Biblioteca Municipal de Estarreja estão abertas para o trabalho de pesquisa do Nobel da Paz. Ximenes Belo poderá contar com um conjunto de publicações consistente e valioso para o estudo acerca do Pe. Ismael Matos.