GIP já apoiou mais de 4 mil pessoas

No total, 4086 pessoas recorreram aos serviços prestados pelo Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja (GIP), desde a sua abertura em setembro de 2009. Localizado na Casa Municipal da Cultura, no centro da cidade, o GIP registou um aumento de 26% da procura de apoio, nos primeiros seis meses de 2014, face ao ano passado. Os homens com mais de 31 anos e com habilitações literárias iguais ou superiores ao 12º ano foram os que mais visitaram o GIP.

terça, 12 de agosto 2014

De janeiro a junho deste ano, o GIP orientou 317 pessoas na procura de emprego e noutros assuntos relacionados com a empregabilidade. A maioria, 60%, recorreu ao gabinete à procura de novo emprego. A população entre os 31 e os 54 anos foi a que mais se dirigiu a este serviço municipal, também motivada pela procura de novo emprego. No somatório de cinco anos de atividade do GIP, esta faixa etária representa 40,4% do total de inscritos.

Os jovens dos 16 aos 30 anos são o segundo grande grupo populacional que procurou os serviços de apoio prestados pelo GIP, na primeira metade de 2014. Dos 136 jovens que se inscreveram este ano, 78% procurava um novo emprego e 14% procurava o primeiro emprego.

Mais de metade dos inscritos tem o 12º ano ou superior

Os homens foram os que mais usufruíram do apoio gratuito do GIP. No primeiro semestre de 2014, este grupo representou 70% dos inscritos. Entre os 317 utentes, 57% possui habilitações literárias iguais ou superiores ao 12º ano; 31% tem entre o 9º e o 11º anos de escolaridade e 12% encontra-se a baixo deste patamar.

Reforço importante à intervenção do Centro de Emprego de Aveiro, o GIP trabalha numa logica de proximidade, promovendo a procura ativa de emprego e orientando para ofertas de trabalho ou programas de qualificação. Entre as atividades que o GIP desenvolveu entre janeiro e junho deste ano, destacam-se 447 pedidos de apoio à procura efetiva de emprego e a prestação de informação profissional para jovens adultos desempregados, respondendo a 346 entradas.