Vigiaram a floresta e recolheram 4,5 toneladas de lixo!

Deram o seu tempo em troca da defesa da floresta e da segurança da comunidade. Ao longo de 30 dias no terreno, 23 jovens divididos por duas quinzenas percorreram as áreas florestais do concelho para assegurar a sua proteção. Tendo como prioridade a vigilância, estes voluntários puseram ainda as mãos à obra para inventariar caminhos, sensibilizar a população, recolher lixo e identificar lixeiras.

terça, 19 de agosto 2014

Os resultados da 8ª edição do programa “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no Concelho de Estarreja”, desenvolvido anualmente pela Câmara Municipal, foram apresentados na sessão de encerramento que decorreu no dia 14 de agosto à tarde no Parque de Merendas da Cidade.

No total, os números dão conta do esforço de horas e horas de férias passadas a trabalhar: 185 vias florestais inventariadas e caracterizadas, 4,5 toneladas de lixo recolhido e dezenas de lixeiras, sobrantes e monos georreferenciados. Os jovens empreenderam igualmente esforços na sensibilização dos munícipes, tendo este ano inovado com ações diferentes como a criação de uma página no Facebook e de uma cache no Geocaching.com ou contactos diretos com visitas a instituições.

A coordenadora do projeto, Paula Silva, que apresentou o balanço geral da atividade mencionou “o trabalho árduo e cansativo” e as melhorias que vão sendo introduzidas, destacando-se este ano o reforço de equipamento com GPS, facilitando o levantamento dos caminhos e lixeiras. Na análise ao lixo recolhido, praticamente o dobro do ano passado, a técnica afirma que “não haverá mais lixo na floresta, mas este ano foram trabalhadas outras áreas de atuação”. As lixeiras e montes de sobrantes são uma grande fonte de preocupação da autarquia tendo sido inventariadas “dezenas de lixeiras, nomeadamente 57, e cada vez são de maiores dimensões”. Paula Silva contou que em Água Levada, Avanca, “a equipa identificou uma situação em que o monte de sobrantes era de grandes dimensões, com cerca de 1 km de extensão”, tendo sido entretanto identificado pela fiscalização municipal em colaboração com a GNR o madeireiro responsável.

Jovens são exemplo de cidadania

A Câmara Municipal de Estarreja promove anualmente este projeto tendo como objetivo contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências, ao mesmo tempo que forma jovens mais conscientes e com um forte sentido de cidadania ativa. A Vereadora Rosa Simão destacou o “trabalho notável dos jovens, que dão um exemplo de cidadania a todo o nosso município”. Ao ajudar-nos “a identificar caminhos, pontos de água, lixeiras e sítios problemáticos, estão a contribuir para enriquecer o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, lembrou a representante da autarquia salientando mais uma vez o “trabalho magnífico destes jovens”. A Câmara Municipal está apostada em dar continuidade ao projeto.

O empenho, vontade e determinação destes voluntários que trocaram a praia e o descanso das férias pela vigilância da mancha florestal, foram bem visíveis durante a sessão, onde apresentaram os trabalhos finais com o retrato da sua participação dando conta das experiencias vividas e trabalho realizado.

Maria Ana Cunha, 19 anos, voltou a participar pela 3ª vez no “Juntos pela Floresta” e sublinhou: “Estamos a trabalhar para a nossa comunidade. Apesar de dizerem que os jovens não querem saber, não se interessam ou não se esforçam, isso é mentira e nós somos a prova disso hoje aqui”.

A missão termina com um balanço positivo sendo indiscutível a continuidade deste projeto. “Todos os esforços que as equipas possam fazer é sempre positivo. Qualquer coisa que seja feita já implica uma mudança e aos poucos e poucos essas mudanças vão tendo um impacto cada vez maior. É importante que o projeto continue. Na minha opinião correu tudo muito bem. Fico feliz mas sempre com a sensação que poderia ter feito um pouco mais”, afirma a jovem espelhando o inconformismo dos participantes.

Os resultados do trabalho demonstram que é inevitável uma alteração no comportamento dos cidadãos, contudo tal só será possível com tempo. “Somos nós a transmitir as mensagens aos nossos pais e requer tempo, não se mudam mentalidades de um dia para o outro. Se olharem com outros olhos para a floresta, percebem que há uma beleza incalculável no nosso município e começa-se com estes pequenos gestos, que tudo vai cada vez tomando mais sentido”, afirma a Maria Ana Cunha, da Equipa Nascente que criou uma página na rede social Facebook tendo como objetivo alertar as mentes para essa realidade.

Coordenado pela Câmara Municipal de Estarreja, o projeto conta desde a primeira hora com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e da Guarda Nacional Republicana - NPA- Núcleo de Proteção Ambiental. As entidades concordam que esta tem sido uma ajuda importante.
“Algumas situações que encontraram são de lamentar mas penso que, de ano para ano, as coisas estão a melhorar. O projeto é de continuar se a Câmara assim entender, o vosso trabalho continua a ser importante”, referiu o Adjunto do Comando dos BVE, Altino Silva.

“As pessoas estão a respeitar o vosso trabalho, o que é de realçar. É uma mais-valia que este projeto continue durante bons e longos anos até porque é o único concelho, dos cinco que eu policio, que está a fazer este tipo de ações de sensibilização à população e de recolha de lixo, entre outras”, transmitiu o 1º Sargento Gonçalves, do Núcleo de Proteção da Natureza do Destacamento da GNR de Ovar.

Algumas reportagens nos órgãos de comunicação social nacionais

RTP – Portugal em Direto http://www.rtp.pt/play/p1398/e161227/portugal-em-direto
TVI http://www.tvi.pt/videos/14175272
LUSA https://www.youtube.com/watch?v=FkbW9w7kuwQ&feature=youtu.be