BioRia com Ciência Viva

Sábado, dia 23: Visita guiada no Percurso do Rio Jardim

quarta, 20 de agosto 2014

Parta à descoberta da flora e fauna que habitam no Baixo Vouga Lagunar, em Estarreja. Associado ao programa nacional Ciência Viva, o BioRia promove um conjunto de atividades de verão com o objetivo de difundir os percursos naturais e a zona lagunar do município. São sugeridas visitas guiadas aos percursos do Rio Jardim e de Salreu e um passeio noturno ao Percurso de Salreu.

Passear junto ao Rio Jardim é a próxima sugestão do BioRia que nos conduz a Canelas, no sábado, dia 23 de agosto, às 9h20. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e poderão ser feitas via on-line na página do programa (http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2014/).

O Percurso do Rio Jardim acompanha parte das margens da linha de água doce que aflui às marinhas da Ria de Aveiro e passa por diversos habitats característicos desta região. Ao percorrê-lo o visitante poderá observar diversas espécies de fauna e flora típicas de zonas húmidas e de corredores ripícolas, bem como belas paisagens e habitats, alguns exclusivos desta fantástica laguna.

Ao longo dos seus apenas 2 Km em forma de “U”, e por isso facilmente visitável por toda a família, poderá usufruir da extensa área sombria proporcionada pela densa vegetação arbórea das margens do rio e das estruturas de lazer, em especial da panorâmica oferecida pela torre de observação, paredes-meias com a Ria de Aveiro. O trajeto inicia e termina na via paralela à linha férrea a poente, que liga o Esteiro de Canelas ao de Salreu, e tem a duração aproximada de uma hora.

Passeio Noturno em Salreu

Astronomia e biologia numa sessão noturna é a proposta a repetir no dia 30 de agosto, às 22h, no Percurso de Salreu. Tendo como pano de fundo o cais do Esteiro de Salreu e o Centro de Interpretação Ambiental, pode assistir a uma palestra sobre astronomia e ficar a conhecer a dinâmica do ecossistema local, vida noturna de algumas espécies como as aves de rapina e os mamíferos, num passeio ao Percurso de Salreu que atravessa campos de arroz, sapais, juncais e caniçais.

Ciência Viva no Verão
Próximas atividades no BioRia

23 agosto Visita a pé ao Percurso do Rio Jardim [9h20]
30 agosto Passeio noturno ao Percurso de Salreu - Biologia e Astronomia [22h]