Festarreja 2014 – Festa das Artes e da Juventude

Nuno Bastos, Miguel Araújo e Pedro Tochas dão o rosto e o talento à edição de 2014 do Festarreja. Vários espaços com múltiplas atividades animam a Festa das Artes e da Juventude marcando o final das férias de verão.

sexta, 29 de agosto 2014

Promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, o evento que marca o final do verão em Estarreja está de regresso. Entre 12 a 27 de setembro, o Festarreja – Festa das Artes e da Juventude vai animar a cidade convidando os jovens a encontrar-se com a cultura e a criatividade. Múltiplas atividades irão preencher os últimos dias da estação mais quente do ano. O ritmo do estarrejense Nuno Bastos vai abrir a festa que será encerrada pela voz de Miguel Araújo. A edição deste ano apresenta uma novidade, o Antuartes, improvisando palcos no Parque Municipal do Antuã. O samba e o cinema também entram na Festa!

O som com inspiração brasileira produzido pelo jovem Nuno Bastos dará o ritmo ao Festarreja que abre as portas no Cine-Teatro Municipal, numa sexta-feira, dia 12 de setembro, às 21h30. "Recomeço" é o nome do álbum de estreia desta figura conhecida do Carnaval estarrejense, cantor, compositor e diretor de bateria na Escola de Samba Vai Quem Quer. Com lançamento na Festa da Juventude, este concerto marca uma nova etapa na vida e carreira de Nuno Bastos, dando início a uma digressão que passará por solo brasileiro.

Um dia cheio no Antuartes

O Festarreja integra também uma nova festa no parque. Trata-se da Antuartes que promete enriquecer a programação com um dia de atividades a acontecer de forma ininterrupta, entre as 10h e as 22h30, no Parque Municipal do Antuã, a 14 de setembro, domingo. Canoagem, tiro ao arco, ioga ashtanga, zumba, orientação, xadrez, futebol de praia, voos cativos em balão de ar quente, ballet, biblioteca no parque com hora do conto e poesia, oficinas de desenho e pintura, música com jovens talentos estarrejenses, artesanato urbano, teatro e cinema ao ar livre... um sem-número de propostas desafiam os munícipes a passar um dia em cheio no Parque Municipal do Antuã, incluindo na hora de almoço um piquenique convívio.

Pedro Tochas também entra no Antuartes. “Nariz Preto” é espetáculo de rua onde, com a ajuda do público, o artista cria uma aventura épica, às 18h. Mímica, circo e teatro físico em ambiente de cinema mudo, são os elementos que fazem parte deste espetáculo visual. Uma história cheia de mistério e emoção, povoada por heróis e monstros, para encantar e fazer rir toda a família. A experiência continua umas dezenas de metros acima do solo, com voos cativos em balão de ar quente, à hora do pôr-do-sol, ganhando-se uma perspectiva totalmente diferente e aérea da nossa cidade, nomeadamente da paisagem junto ao rio.

A 12ª edição do Festival de Samba organizado pela Escola de Samba Vai Quem Quer promete dar ritmo, no dia 20, sábado, a partir das 22h, no Multiusos, numa celebração que anualmente reúne escolas de samba vindas de todo o país.

A tradição do cinema em Estarreja também marcará presença no Festarreja, com sessões ao ar livre, no Parque Municipal do Antuã. Em parceria com o Cine-Clube de Avanca, serão exibidos os filmes vencedores do Festival Avanca 2014.

Ficou conhecido como líder d’ Os Azeitonas, mas é a solo que Miguel Araújo regressa ao palco do Cine-Teatro de Estarreja para mostrar, ao vivo, o seu segundo disco: “Crónicas da Cidade Grande”. Cantor, músico e compositor, Miguel Araújo é apontado como um dos artistas mais completos da nova geração da música portuguesa. Atua em Estarreja, no CTE, no dia 27 de setembro, às 21h30.

Festarreja 2014
Festa das Artes e da Juventude
12 a 27 de setembro

Este é o teu lugar!
Vários espaços, múltiplas atividades. A cultura e a criatividade ao teu dispor.

Nuno Bastos
Dia 12, 21h30 | Cine-Teatro

[MULTIDISCIPLINAR]
Noite Branca
Dia 13, 21h30 | Praça Francisco Barbosa

Antuartes
No Antuartes cabe tudo o que possas imaginar. Atreve-te e experimenta.
Dia 14, 10h00 – 22h30 | Parque Municipal do Antuã

[TEATRO DE RUA]
Pedro Tochas “Nariz Preto”
Antuartes 2014