Semana Europeia da Mobilidade

“Ande a pé, de comboio, de bicicleta ou de autocarro. Inicie um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente!”. A Câmara Municipal de Estarreja lança o repto aos Munícipes. Teve hoje início a Semana Europeia da Mobilidade.

terça, 16 de setembro 2014

“As Nossas Ruas, A Nossa Escolha”

“Ande a pé, de comboio, de bicicleta ou de autocarro. Inicie um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente!”. A Câmara Municipal de Estarreja lança o repto aos Munícipes na Semana Europeia da Mobilidade (SEM).

Esta manhã, no arranque da SEM, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e o Vereador João Alegria, participaram na ação de sensibilização que decorreu no Mercado Municipal com o objetivo de incentivar a utilização de meios de transporte suaves.

A partir desta terça-feira e até dia 22 de setembro os cidadãos terão a oportunidade de gozar uma semana inteira dedicada à mobilidade sustentável. O objetivo é facilitar um debate sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular.

Município distinguido com a bandeira verde ECOXXI e reconhecido pelas suas preocupações e boas práticas ambientais, Estarreja associa-se a esta iniciativa europeia com ações temporárias e permanentes no espaço público que promovam boas práticas em prol de uma melhor qualidade ambiental, sensibilizando para a importância de preferir meios de transporte alternativos ao automóvel.

O Dia Sem Carros, a 21 de setembro, domingo, será o culminar das atividades da Semana. Nesse dia, estão todos convidados a ir a pé ou de bicicleta redescobrir a cidade, passear a bordo de uma charrete ou participar em vários jogos e competições, como uma Gincana de Bicicleta. Neste dia, algumas ruas e estradas vão estar fechadas ao trânsito, por isso, o melhor é mesmo deixar o carro em casa.

A implementação de medidas permanentes é outra vertente deste programa que prevê a criação de Zonas 30, com a colocação de sinalização em alguns arruamentos do concelho marcada para dia 17. Noutra ação que marcará a celebração da efeméride, alunos do concelho farão uma pintura criativa numa passadeira da Avenida 25 de abril.


PROGRAMA
16 a 22 de setembro

Dia 16, terça
10h00 Ação de sensibilização na Cidade de Estarreja
[Distribuição de folhetos alusivos à utilização de meios de transporte suaves]

Dia 17, quarta
14h00 Implementação de “Zonas 30”
[Colocação de sinalização em algumas ruas do concelho]

Dia 19, sexta
Pintura criativa de passadeira na Av. 25 de Abril

Dia 21, domingo DIA EUROPEU SEM CARROS
09h30-12h00 Gincana de bicicleta, com várias provas de obstáculos. Competição para crianças e toda a família. Prémio para as 3 melhores equipas [Inscrição gratuita e obrigatória para inscricoesdesporto@cm-estarreja.pt | As equipas devem ser constituídas por, pelo menos, 1 criança/menor e 1 adulto | Local e hora de concentração: 9h00 - Praça Francisco Barbosa | Percursos pela praça e estradas interditas ao trânsito durante esse período]

Todo o dia Atividades diversas [Patinagem pelo Arsenal de Canelas, passeios de charrete, de veículo elétrico, de bicicleta, exibição de “pasteleiras”, ateliê “saudável”…]

Dia 22, segunda
Circuito Pedibus
- Ação piloto entre o Quarteirão da Teixugueira e a Escola Padre Donaciano
[Este “autocarro humano” é constituído por um grupo de crianças que fará a pé o trajeto de ida e volta para a escola, acompanhadas por adultos e seguindo um determinado percurso. O Pedibus é como um verdadeiro autocarro: percorre um circuito definido, parando em determinadas paragens onde faz a recolha ou entrega das crianças e segundo um horário pré-estabelecido]


[Durante a Semana da Mobilidade será ainda difundido o vídeo “Do the Right Mix”, no Edifício dos Paços do Concelho]

 

Consulte o Folheto Informativo da Comissão Europeia