Câmara passa a palavra aos Jovens

Orçamento Participativo Jovem 2014-15

Até dia 30 de setembro, os jovens entre os 12 e os 30 anos podem apresentar as suas ideias para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ). A iniciativa decorre pela primeira vez no concelho de Estarreja com o objetivo de envolver os jovens no processo de decisão política, contribuindo para uma cidadania participada, ativa e responsável.

quinta, 18 de setembro 2014

Cada jovem pode apresentar uma proposta de âmbito escolar e outra de âmbito municipal. Deve preencher e submeter o formulário de participação até 30 de setembro de 2014.

O OPJ destina-se a estarrejenses, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, residentes, estudantes, membros de associações ou naturais do concelho que, em nome individual ou em grupos informais, podem contribuir com ideias e participar ativamente na definição das políticas públicas do concelho.

Este processo de participação cívica é da responsabilidade do Conselho Municipal de Juventude de Estarreja (CMJ), que desta forma promove a consulta direta, dando a oportunidade aos jovens de identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos de superior interesse para o Concelho.

A autarquia disponibiliza uma verba global de 15 mil€, a inscrever no Orçamento Municipal de 2015. As propostas devem ter a população jovem como público-alvo e têm um limite de 5 mil€ para projetos de âmbito escolar, e de 10 mil€ para os de âmbito municipal.

A votação dos projetos elegíveis decorrerá durante o dia da Assembleia Municipal Jovem, a realizar a 10 de outubro.

FASES DE PARTICIPAÇÃO
Sessões de trabalho nas escolas 2ª quinzena de setembro
Recolha de propostas 15 a 30 de setembro
Análise das propostas 1 a 9 de outubro
Assembleia Municipal Jovem e votação das propostas 10 de outubro
Apresentação Pública dos resultados até 31 de outubro

Esta iniciativa anda de mãos dadas com o OPM – Orçamento Participativo Municipal, agora em fase de votação pelos Munícipes, que se realiza pela primeira vez na história do Município.