Património, Sempre uma Descoberta

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2014

Parta à descoberta do património local. O roteiro no centro histórico da cidade, um workshop de pintura de moliceiro e visitas às Casas-Museu Egas Moniz e Marieta Solheiro Madureira convidam a entrar no mundo da história e cultura de Estarreja nos dias 27 e 28 de setembro. As inscrições decorrem até segunda-feira, dia 22.

sexta, 19 de setembro 2014

Parta à descoberta do património local. O roteiro no centro histórico da cidade, um workshop de pintura de moliceiro e visitas às Casas-Museu Egas Moniz e Marieta Solheiro Madureira convidam a entrar no mundo da história e cultura de Estarreja nos dias 27 e 28 de setembro. As inscrições decorrem até segunda-feira, dia 22.

Pela sua riqueza histórica, que se reflete no património edificado e não só, o Município de Estarreja associa-se às Jornadas Europeias do Património - este ano dentro do tema “Património, Sempre uma Descoberta” - uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países e que procura sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património.

Encontre-se com Estarreja, numa relação constante entre as suas memórias e os traços da evolução.


Programa

SÁBADO 27 [SET]
10H00 - 12H00 / 14H30 - 16H30 | CASA-MUSEU MARIETA SOLHEIRO MADUREIRA
PINTURA DE MOLICEIRO
WORKSHOP COM JOSÉ MANUEL OLIVEIRA
Intimamente ligado à Ria de Aveiro, o Moliceiro distingue-se não só pela forma, como também pela típica decoração. A proa estilizada, de espirito popular e cores garridas, é uma arte cuja mestria pertence só a alguns. José Manuel Oliveira é um dos únicos pintores de moliceiro em atividade, ocupação a que habilmente se dedica desde 1992. No âmbito das Jornadas Europeias do Património, a Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira convida os interessados a descobrir as especificidades da Pintura de Moliceiro (proa), num workshop orientado pelo próprio José Manuel Oliveira. Inscrições (gratuitas) até 22 de setembro, através do e-mail info@fundacaomadureira.com ou do telefone 234842241 | lotação limitada

14H00 - 17H00
VISITA CASA-MUSEU EGAS MONIZ

Porque o Belo foi sempre uma constante na vida de Egas Moniz, a Casa-Museu convida ao encontro e ao reencontro, bem como a uma visita à raridade, beleza e ao convívio com os espaços onde o Nobel da Medicina privou. Assinalando as Jornadas Europeias do Património, esta descoberta vivifica a memória daquele que no tempo "Deu Nova Luz à Humanidade".

SÁBADO 27 | DOMINGO 28 [SET]
VISITA CASA-MUSEU MARIETA SOLHEIRO MADUREIRA

Edifício da década de 40 do século XX foi, após a morte de D. Marieta, transformado pelo marido num “hino ao amor”. Possui uma diversificada coleção de pintura, arte-sacra, mobiliário, cerâmica, prataria e objetos diversos. Destaca-se a pintura, com obras de Rivera, Diogo Teixeira, Gregório Lopes, Didacus Calvert, Josefa de Óbidos, Carlos Reis, Martinez Rúbio e José de Guimarães. Aproveite as Jornadas Europeias do Património para se encontrar com esta prova de amor. A visita decorre no horário de abertura da Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira: 10H00 - 12H30 | 14H00 - 17H30
Mais informações através do e-mail info@fundacaomadureira.com ou do telefone 234842241

DOMINGO 28 [SET], 10H00 E 11H00
ROTEIRO NO CENTRO URBANO

Rota pelo centro histórico de Estarreja com visita aos locais patrimoniais mais emblemáticos, onde serão explanados os aspetos mais curiosos de cada lugar. Pela sua riqueza histórica, que se reflete no património edificado e não só, o Município de Estarreja associa-se às Jornadas Europeias do Património - este ano dentro do tema “Património, Sempre uma Descoberta” - uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países e que procura sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património. Encontre-se com Estarreja, numa relação constante entre as suas memórias e os traços da evolução.
Inscrições (gratuitas) até 22 de setembro, através do e-mail museuegasmoniz@cm-estarreja.pt | Máximo 15 inscritos


+info www.patrimoniocultural.pt