Espetáculo circense “Abril” em cena esta sexta-feira

O coreógrafo e artista circense João Paulo Santos apresenta em Estarreja o seu mais recente trabalho. “Abril” junta pela primeira vez em palco João Paulo Santos e Elsa Caillat, sua companheira, num espetáculo que desafia o equilíbrio e a gravidade através de uma proeza física arrepiante.

terça, 30 de setembro 2014

O coreógrafo João Paulo Santos apresenta em Estarreja o seu mais recente trabalho. “Abril” junta pela primeira vez em palco João Paulo Santos e Elsa Caillat, sua companheira, num espetáculo que desafia o equilíbrio e a gravidade através de uma proeza física arrepiante.


O artista circense João Paulo Santos é o único português com diploma superior em Circo. Em “Abril”, o acrobata de mastro chinês radicado em França mergulha na busca de uma expressão comum com a sua companheira e também acrobata Elsa Caillat. O espetáculo, que será apresentado no Cine-Teatro de Estarreja (CTE), esta sexta-feira, dia 3 de outubro, às 21h30, sugere a relação de duas pessoas que estão ligadas por um mesmo contexto, mas com perspetivas diferentes do mesmo.

Um projeto de expressão plástica, com recurso a diversas ferramentas, destacando-se os aparelhos de circo (um mastro chinês, uma corda de escalada e um mastro suspenso). A paisagem solitária da vila abandonada de Safira, em Montemor-o-Novo, surge projetada na tela e apresenta-se como ponto de partida para esta criação de João Paulo Santos, que dança entre paisagem, solidão e encontro.

“Abril” percorre as misturas do encontro humano e artístico para dar à luz uma criação sensível, íntima e poderosa. Uma dança ritual, embriagante, que esquece as condições (mastro ou corda) para o reencontro franco e sem artefactos, corpo a corpo.

Este projeto resulta de uma encomenda da CIM Região de Aveiro, no âmbito do programa Cultura em Rede. Antes de iniciar a digressão com datas em vários Municípios da Região de Aveiro, João Paulo Santos esteve em residência artística no Centro Cultural de Ílhavo, durante o mês de agosto, para o desenvolvimento desta criação.

Os bilhetes para o espetáculo “Abril” já se encontram à venda e podem ser adquiridos na Bilheteira do CTE, site da Bilheteira Online, lojas FNAC, CTT e El Corte Inglés.


SEX 03 OUT 21H30
Abril

João Paulo Santos / Companhia O Último Momento criação
João Paulo Santos e Elsa Caillat performance e mastro chinês
Encomenda da CI Região de Aveiro no âmbito do programa Cultura em Rede
[NOVO CIRCO] 5€
+
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__