10º Aniversário da Biblioteca Municipal de Estarreja

Jantar Literário com Sérgio Paulo Silva

Em dia de aniversário, que se comemora esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Estarreja promove um Jantar Literário com a presença do escritor estarrejense Sérgio Paulo Silva e a apresentação de “Poetas com Voz”, por Luís Portugal e Rui Vilhena (Vozes da Rádio).

quinta, 09 de outubro 2014

Em dia de aniversário, que se comemora esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Estarreja promove um Jantar Literário com a presença do escritor estarrejense Sérgio Paulo Silva e a apresentação de “Poetas com Voz”, por Luís Portugal e Rui Vilhena (Vozes da Rádio).

Uma década depois, a Biblioteca não podia deixar passar a efeméride, sugerindo atividades durante todo o mês de outubro. As sugestões, abertas a toda a população, vão desde visitas guiadas, workshops e lançamento do livro “Sábado à noite”, do jovem estarrejense Carlos M. Vieira (25 de outubro).

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada conversam com alunos

As comemorações do 10º aniversário da Biblioteca Municipal incluem a 4ª edição da Feira do Livro e de Artesanato de Estarreja, na Praça Francisco Barbosa, que esta quinta-feira recebe as prestigiadas autoras portuguesas Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada na iniciativa “Encontro com Autores”, que Margarida Rebelo Pinto abriu no último domingo. A dupla da coleção “Uma Aventura”, destinada ao público juvenil, tem encontro marcado com os alunos estarrejenses em sessões marcadas para as 10h30, 11h30 e 14h30. A conversa abordará o último livro da saga - “Uma Aventura na Casa da Lagoa” -, assim como toda a coletânea constituída por 53 aventuras vividas nos mais diversos recantos de Portugal e do mundo.

Na sexta-feira, dia 10, João Mésseder e Rachel Caiano apresentam o livro “Tudo é sempre outra coisa”, às 10h30 e às 11h30 e, no sábado, é a vez dos estarrejenses Diogo Carvalho e Liliana Lavado apresentarem, respetivamente, a graphic novel “Obscurum Nocturnus” e o romance “Encontro em Itália”, às 16h.

A Feira do Livro encerra a 4ª edição com a presença de Pedro Chagas Freitas, às 17h de domingo, dia 12. Jovem escritor com dezenas de publicações e um currículo vasto dedicado à escrita e literatura, Pedro Chagas Freitas é um criativo por excelência e apresenta-se em Estarreja com o seu mais novo trabalho debaixo do braço: “Prometo Falhar”.

Mais de 7 mil utilizadores

Atualmente, 7300 estarrejenses são utilizadores da Biblioteca Municipal de Estarreja, ou seja quase um terço dos Munícipes têm o seu cartão BME e usufruem do conjunto de serviços prestados pelo equipamento cultural, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e educativo.

Além do empréstimo de documentos e da realização de atividades culturais e de promoção da leitura, a Biblioteca é cada vez mais um local versátil onde se pode trabalhar, aprender, discutir e debater ideias, mas também um local para se estar e conviver.

Do universo de 7300 utilizadores, 1776 são crianças e jovens com menos de 18 anos.

O acervo da BME reúne cerca de 60 mil documentos, entre os quais monografias, periódicos, audiovisuais, material gráfico, material não – livro e multimédia. Em 10 anos foram emprestados um total de 119.120 documentos, dos quais só 100.691 eram monografias.

Os adultos são os que mais procuram os espaços de leitura, atingindo 92851 empréstimos, as crianças e jovens fizeram um total de 25802 requisições.

Desde 2004, criaram-se inúmeros projetos, contaram-se estórias, planearam-se feiras do livro e espetáculos musicais, fizeram-se apresentações de autores locais e nacionais, promoveram-se ações de formação e workshops, acolheram-se iniciativas de outros organismos, pois tudo tem lugar na Biblioteca, uma casa onde se guarda, se partilha e se vive livremente a aventura da leitura porque a biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente.