Jovens dão contributos para o futuro de Estarreja

380 jovens encheram o auditório do Cine-Teatro para participar na Assembleia Municipal Jovem da passada sexta-feira, onde foram apresentados os 12 projetos elegíveis ao OPJ - Orçamento Participativo Jovem. Todos os presentes aderiram em força às urnas e escolheram os projetos que querem ver implementados nas escolas e no Município. Os vencedores serão conhecidos até ao fim do mês de outubro.

quarta, 15 de outubro 2014

380 jovens das escolas do Concelho de Estarreja encheram o auditório do Cine-Teatro Municipal para participar na Assembleia Municipal Jovem da passada sexta-feira, 10 de outubro, onde foram apresentados os 12 projetos elegíveis ao Orçamento Participativo Jovem, promovido pela autarquia e pelo Conselho Municipal de Juventude. Todos os presentes aderiram em força às urnas e escolheram os projetos que querem ver implementados nas escolas e no Município. Os vencedores serão conhecidos até ao fim do mês de outubro.

Seis propostas de âmbito escolar e seis de contexto municipal foram apresentadas, de forma entusiasta e criativa, no palco do Cine-Teatro de Estarreja pelos jovens que submeteram ideias ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), iniciativa lançada em Estarreja no ano em que se celebram 40 anos da Revolução dos Cravos. O “espírito democrático” deste desafio, lançado aos jovens dos 12 aos 30 anos do concelho, foi sublinhado por Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na abertura da Assembleia Municipal Jovem (AMJ).

Para o autarca, a “oportunidade de apresentar projetos a nível municipal e escolar” faz sentido, porque os jovens “são uma parte muito importante da nossa sociedade”. Linha de pensamento partilhada por Carlos Valente, Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, que durante a sua intervenção lembrou que o OPJ surge como uma “tentativa de envolver os jovens nos processos de decisão política do concelho”, exercendo “os seus direitos de cidadania de forma empenhada e participativa”.

Vencedores conhecidos até final de outubro

A construção de um coreto de madeira no Parque Municipal do Antuã e de um Parque de Skates na freguesia de Pardilhó, a criação de uma Feira do Emprego, de um Festival/Feira da Inovação e Criatividade, de um Fim de semana Radical em Avanca e a concretização do projeto de teatro “Metamorphis” completam as propostas apresentadas na vertente municipal do OPJ, que tem destinada uma verba máxima de 10 mil euros.

Com 5 mil euros, os alunos dos Agrupamentos de Estarreja e Pardilhó querem melhorar as suas escolas ou criar iniciativas culturais interescolares. As propostas de âmbito escolar apresentadas e elegíveis a votação incluíam a organização de um concurso de talentos no Agrupamento de Escolas de Estarreja, a promoção de viagens à cidade de La Riche, a implementação de projetos ambientais nas escolas - como uma horta vertical na Escola Secundária de Estarreja (ESE) e espaços verdes no recreio, em Pardilhó. O melhoramento dos espaços lúdicos é também uma prioridade para os alunos do concelho, tendo sido apresentados projetos de melhoramento das salas-convívio da ESE e da Escola Prof. Dr. Egas Moniz, em Avanca.

As propostas serão ordenadas pelo maior número de votos, encontrando-se o vencedor ou os vencedores até se esgotar a verba disponível para cada uma das vertentes (escolar e municipal) do OPJ. O Presidente da Assembleia Municipal, no final das suas declarações não quis deixar de referir que “os principais vencedores são todos os jovens de Estarreja”.