Marionetas, teatro, hidroginástica e visitas culturais no Festival Sénior

O Festival Sénior está a mobilizar os estarrejenses com mais de 50 anos convidando-os a sair de casa e a viver novas experiências. Até ao final do mês, o programa promovido pela Câmara Municipal de Estarreja dedica um conjunto alargado de atividades aos seniores.

sexta, 17 de outubro 2014

Decorre esta sexta-feira à tarde o último ensaio da Oficina de Teatro e Marionetas. Nesta oficina, os participantes são desafiados a resgatar movimentos, palavras, musicalidades e vivências das suas memórias. Ao lado de Filipa Mesquita, da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, os 20 participantes trabalham na criação do espetáculo “Me Mó Ria”, que será apresentado no próximo domingo, dia 19, às 16h, no Cine-Teatro.

O sábado à tarde (dia 18) é preenchido com hidroginástica. O Complexo de Desporto e Lazer (CDL) convida para uma Mega Aula de Hidroginástica, às 16h, neste momento com mais de meia centena de seniores inscritos. A participação é gratuita mas as inscrições são obrigatórias e a lotação limitada por isso ainda vai a tempo de se inscrever no CDL, Piscina de Avanca ou GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe. Quem aceitar este desafio, receberá um convite para o espetáculo “Me Mó Ria”.

As visitas ao Museu Aliança, em Sangalhos, são outras das ações que desafiam os Munícipes a sair de casa e a conhecer novos locais. Estão a decorrer ao longo de todo o mês às quartas e sextas-feiras à tarde. Nas tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal surge este Museu com coleções que atravessam a arqueologia, arte etnográfica, esculturas do Zimbabué, minerais, fosseis, estanhos, cerâmica das Caldas e azulejos, pertencentes à Coleção Berardo.

As próximas visitas culturais acontecem esta sexta-feira e dias 22, 24, 29 e 31 de outubro e incluem visita às Caves com aperitivos e degustação de vinhos, pelo valor de 3€. A inscrição obrigatória pode ser feita no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe (Paços do Concelho).

A comédia musical “Táxis dos Nossos Dias” promete uma noite de entretenimento e boa disposição no sábado, 25 de outubro às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja. Com um elenco bem conhecido - Anabela, Ana Guiomar, Joaquim Nicolau, Sandra Faleiro e Rosa do Canto - , “Táxis dos Nossos Dias” leva ao palco o núcleo de taxistas que ficou conhecido na telenovela “Os Nossos Dias”, da RTP. Uma comédia em torno da crise económica que o país atravessa e que atacou a Imperial Táxis. À beira da bancarrota, a central vê-se obrigada a pedir um resgate a uma banqueira alemã muito rigorosa, que impõe cortes profundos na despesa, redução de salários e despedimentos. Mas os taxistas não se vão deixar ficar.

Todas estas ações são dirigidas aos seniores com o propósito de combater o isolamento, proporcionar momentos de convívio e promover o bem-estar social desta franja da população. A Câmara Municipal de Estarreja concentra neste mês um conjunto de iniciativas de carácter desportivo, cultural e recreativo deixando a porta aberta para que os seniores continuem a participar em atividades municipais que se realizam ao longo de todo o ano.

Próximas atividades em agenda

TODAS AS QUARTAS E SEXTAS, 14H30-18H00
VISITAS CULTURAIS AO MUSEU ALIANÇA (UNDERGROUND)
EM SANGALHOS
Valor 3€ | inscrição obrigatória no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe (Paços do Concelho) | lotação limitada

DE 6 A 17, 14H30-17H00 | CINE-TEATRO
OFICINA DE TEATRO E MARIONETAS

SÁBADO 18, 16H00 | COMPLEXO DE DESPORTO E LAZER
MEGA AULA DE HIDROGINÁSTICA
Participação gratuita inscrição obrigatória lotação limitada

Tem sido assim ao longo dos últimos anos e tornou-se numa marca reconhecida da EMD – Escola Municipal de Desporto, na sequência da criação do programa de ginástica de manutenção +50, que veio introduzir a prática do exercício físico regular nesta população. O Festival Sénior é o também palco de manifestações desportivas, como o Zumba e a Hidroginástica, que pretendem incentivar mais estarrejenses a praticarem exercício físico.

DOMINGO 19, 16H00 | CINE-TEATRO
CASA DOS VENTOS + ME MÓ RIA
TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA E PARTICIPANTES DA COMUNIDADE

SÁBADO 25, 21H30 | CINE-TEATRO
TÁXIS DOS NOSSOS DIAS
COMÉDIA MUSICAL COM ANABELA, ANA GUIOMAR, JOAQUIM NICOLAU, SANDRA FALEIRO E ROSA DO CANTO

DOMINGO 26, 15H00 | FILANTRÓPICA VEIRENSE (VEIROS)
MATINÉ DANÇANTE
Este será o último de 7 bailes de domingo à tarde que percorreram as freguesias do concelho. O programa “Matinés Dançantes” é vocacionado para os seniores e seus familiares e realizado em articulação com as Juntas de Freguesia. Estão todos convidados para dançar. A tarde é animada com música ao vivo e o início está marcado para as 15h.

:: Galeria de Imagens aqui