Presidente da Câmara visitou os alunos do concelho e distribuiu Plano de Educação

Os alunos das escolas do 1º ciclo e pré-escolar receberam uma visita inesperada. O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e o Vereador da Educação, João Alegria, estiveram nos estabelecimentos de ensino para entregar em mãos o Programa Municipal de Educação para o novo ano letivo.

quarta, 22 de outubro 2014

Os alunos das escolas do 1º ciclo e pré-escolar do concelho receberam uma visita inesperada. O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e o Vereador da Educação, João Alegria, estiveram nos estabelecimentos de ensino para entregar em mãos o Programa Municipal de Educação (PME) para o novo ano letivo e conversar um pouco com as crianças.

Umas crianças mais informadas reconheceram o responsável máximo pela gestão municipal, outras ainda não o conheciam e houve também as que são fãs da página de Diamantino Sabina no Facebook. O objetivo da visita, conforme explicou o autarca, é dar-lhes a conhecer o PME para que posteriormente o leiam com atenção em casa devidamente acompanhadas pelos encarregados de educação.

O PME reúne o conjunto de atividades, projetos, parcerias e recursos existentes em Estarreja e direcionados para todos os ciclos de ensino, da educação pré-escolar ao ensino secundário. São mais de 50 ações distribuídas por 12 áreas temáticas, desde o Apoio à Família e Enriquecimento Curricular, passando pela Educação Ambiental, Promoção da Leitura ou Educação pela Arte.

“Como em anos anteriores, o Município tem ao serviço da comunidade educativa uma panóplia de atividades, projetos e recursos. Não é só competência nossa mas também nossa missão. Entendemos a educação como um dos principais valores a ter em conta. Os excelentes equipamentos, os profissionais e o muito que o Município tem para oferecer, tornam a nossa comunidade escolar cada vez mais rica com o passar dos anos. Mantenhamos assim este empenho e tornemo-nos fonte inesgotável do saber das gerações futuras”, lê-se na mensagem inicial assinada pelo Presidente da Câmara.

Este livrinho de 20 páginas chegará aos 3406 alunos que, este ano letivo, frequentam os Agrupamentos Escolares de Estarreja e de Pardilhó. Tendo como missão contribuir para uma “Educação com Qualidade”, reforçou João Alegria, a oferta do PME tem vindo a ser alargada e inclui novos programas. A atividade “À Descoberta da Nossa História”, que consiste em visitas guiadas ao Arquivo Municipal e aos principais espaços do Edifício dos Paços do Concelho foi uma das ações que despertou a atenção dos professores. Tem o objetivo de promover a história local, dando a conhecer os símbolos do municipalismo e da democracia.

Outro dos novos projetos - Orçamento Participativo Jovem - vai ter a sua conclusão este mês com o anúncio público dos resultados da Assembleia Municipal Jovem que decorreu no passado dia 10 de outubro.

O PME constitui um contributo importante para os bons resultados escolares, além de criar cidadãos mais interessados.