10º Aniversário da Biblioteca Municipal

Novo livro de jovem estarrejense fecha as comemorações

As comemorações do 10º aniversário da Biblioteca Municipal de Estarreja encerram este sábado com o lançamento do livro “Sábado à Noite”, de Carlos M. Vieira. Este é a segunda obra do jovem estarrejense que há dois anos publicou “Sonhos de Papel”. Assim se encerra mais um capítulo na história deste importante equipamento cultural que festejou este mês 10 anos de vida.

sexta, 24 de outubro 2014

As comemorações do 10º aniversário da Biblioteca Municipal de Estarreja encerram este sábado, dia 25, com o lançamento do livro “Sábado à Noite”, de Carlos M. Vieira, às 16h. Este é a segunda obra do jovem estarrejense que há dois anos publicou “Sonhos de Papel”. Assim se encerra mais um capítulo na história deste importante equipamento cultural que festejou este mês 10 anos de vida.

Depois da publicação em 2012 de “Sonhos de Papel”, o seu primeiro livro e dedicado ao público infantil, Carlos M. Vieira apresenta a obra de poesia “Sábado à Noite”, que será lançada este sábado à tarde, pelas 16h, na Biblioteca Municipal, com entradas livres.

Ao longo deste mês foram várias as atividades que celebraram a primeira década de existência da “nova” Biblioteca localizada no edifício apalaçado do início do século XX desde outubro de 2004 após reconstrução desse imóvel.

A 4ª edição da Feira do Livro e Artesanato marcou as comemorações ao “trazer a Biblioteca para fora de portas, para o centro da cidade”, sublinha o Vereador da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria, convidando “autores conhecidos a nível nacional e juntando os nossos autores locais”, assim como “trazendo as escolas que é um fator importante para iniciar o gosto pela leitura”.

Foi numa dessas sessões pedagógicas que estiveram presentes as conceituadas autoras portuguesas Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada na iniciativa “Encontro com Autores”. A dupla da coleção “Uma Aventura” conversou com os alunos estarrejenses que se mostraram muito participativos e interessados especialmente pelo último livro da saga, “Uma Aventura na Casa da Lagoa”, mas também por toda a coletânea constituída por 56 aventuras.

Contando 33 anos a percorrer o país e numa “terra viva” como classificou Ana Maria Magalhães é “uma grande alegria ver que vale a pena continuar e que eles se interessam e que podemos ajudar a promover o gosto pela leitura à nossa maneira que é escrevendo livros”.

Isabel Alçada também realçou a importância “do contacto com os nossos leitores. Gostamos de ver como é que eles são para podermos ir ao encontro do que eles gostam e estimular o desenvolvimento”. As escritoras foram surpreendidas com um pedido especial feito por alunos da freguesia de Salreu, que gostariam de ler “Uma Aventura” na Casa do Visconde de Salreu.

Estarreja é fonte de inspiração

Isabel Alçada comentou que “é assim que se deve trabalhar. Estar nesta comunidade de pessoas que se interessam por livros e leitura e ver como trabalham e se esforçam também nos incentiva a contribuir com o nosso esforço. Saímos daqui com ânimo e energia para continuar”. A escritora já tinha visitado a Biblioteca de Estarreja no papel de Comissária do Plano Nacional da Leitura e enquanto coordenadora do Projeto Voluntários da Leitura, ao qual a biblioteca estarrejense aderiu. Elogiou a dinâmica que observou, dando os parabéns à Biblioteca e esperando cada vez mais um maior “movimento das pessoas colaborarem com as bibliotecas e escolas para irmos mais longe neste interesse em desenvolver o nível cultural e educativo do nosso país”, sendo a leitura “um instrumento ideal”.

As atividades de promoção da leitura, destacando-se as destinadas ao público infantil, são apostas realçadas por João Alegria. “Temos tido ao longo dos anos um conjunto de ações em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, tivemos um protocolo assinado com o Plano Nacional de Leitura, apetrechamos as escolas com livros para serem trabalhados em contexto de sala de aula e de requisição individual. Tudo são incentivos para que os alunos comecem a ler o mais cedo possível”.

O dia de aniversário, 9 de outubro, foi comemorado de forma especial com um Jantar Literário, tendo como pano de fundo as estantes da Biblioteca, numa tertúlia que juntou a escrita com a presença do estarrejense Sérgio Paulo Silva e a música com a apresentação de “Poetas com Voz”, por Luís Portugal e Rui Vilhena (Vozes da Rádio).

Os Encontros com Autores trouxeram ao longo do mês outros nomes da literatura nacional como Margarida Rebelo Pinto, Pedro Chagas Freitas, António Mota, João Mésseder e Rachel Caiano, assim como os estarrejenses Liliana Lavado e Diogo Carvalho. Ainda no âmbito das comemorações, até dia 31 continua patente ao público a exposição “10 Anos – Os 10 Melhores Leitores da Biblioteca”, entre 7300 utilizadores inscritos.

Galeria de imagens aqui