Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2014/ 2015

sexta, 31 de outubro 2014

O período de candidaturas para as Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico promovidas pela Câmara Municipal de Estarreja decorre até dia 28 de novembro. Destinado a estudantes dos 17 aos 25 anos residentes no concelho, este programa anual prevê a atribuição de novas 10 bolsas registando, nesta edição, duas novidades principais: o aumento da prestação e a possibilidade de renovação.

Introduzindo algumas melhorias no Regulamento, a Câmara Municipal entendeu aumentar o valor máximo das bolsas para 125 € por mês e introduzir a possibilidade de renovação para quem usufruiu deste benefício no ano anterior, sem comprometer as novas bolsas. Serão desta maneira atribuídas 10 novas bolsas, com um valor mensal até 125 €, durante um período de 10 meses, correspondente ao ano escolar.

A prestação pecuniária é destinada à comparticipação nos encargos normais inerentes à frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente carenciados.

A Câmara Municipal de Estarreja assume como constituindo sua obrigação estimular e motivar os jovens para estudarem, contribuir para a construção individual dos seus percursos formativos, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar aqueles que, não obstante as suas capacidades, não dispõem de meios económicos necessários para prosseguir os seus estudos. Neste sentido, o programa assume uma particular importância.

As candidaturas devem ser apresentadas no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja. São consideradas como condições preferenciais na atribuição das bolsas de estudo o menor rendimento per capita do agregado familiar e o melhor aproveitamento escolar.

Em contrapartida, o bolseiro deve disponibilizar 80 horas por ano para a realização gratuita de tarefas de índole diversa na área do município, enquadradas nos diversos programas municipais promovidos pela Câmara Municipal de Estarreja.