Município de Estarreja recebe galardão ECOXXI pelo 4º ano consecutivo

segunda, 03 de novembro 2014

Na sequência da candidatura apresentada, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu a 4ª Bandeira Verde ao Município de Estarreja, que volta a destacar-se a nível nacional pelas práticas sustentáveis. A cerimónia de entrega do galardão foi em setembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. No dia 15 de outubro (Dia das Bandeiras Verdes) as escolas do concelho também foram premiadas. EBI de Pardilhó e Egas Moniz de Avanca somam mais uma Bandeira Eco Escola.

O ECOXXI é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul na Europa (ABAE) que procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvida ao nível dos municípios portugueses, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais na construção do desenvolvimento sustentável.

Com uma avaliação de 69,6%, Estarreja soma mais uma bandeira verde no concelho, posicionando-se acima dos 50% da pontuação máxima do índice ECOXXI, que pondera 21 indicadores relacionados com políticas de sustentabilidade.

O Município de Estarreja alcançou a pontuação máxima em dois indicadores – “Produção e Recolha Seletiva de Resíduos” e “Qualidade do Ar e Informação ao Público” –, alcançando uma avaliação acima da média em praticamente todos os indicadores. Também a “Qualidade da Água para Consumo Humano” e o “Emprego” são itens de ponderação onde Estarreja se destaca de forma muito positiva.


Com o Eco Escolas e um trabalho sustentado na educação ambiental, Estarreja é exemplo a seguir

A ABAE destacou o Município de Estarreja na edição de outubro do boletim mensal “Boas Práticas em municípios ECOXXI”, pelo trabalho exemplar na área de “Educação e Sensibilização para Sustentabilidade”. Tal como escreve a associação, “Estarreja elege a educação e sensibilização ambiental como pilares fundamentais para elevar a consciência cívica dos seus cidadãos”, sublinhando atividades como a Semana do Ambiente e o desfile de moda Fashion Eco-Day, sem esquecer o trabalho no Moinho de Meias e o projeto BioRia.

Estarreja está pintada de verde e volta a garantir a presença de duas Eco Escolas no município. O galardão voltou a ser atribuído à EBI Pardilhó e Egas Moniz de Avanca, pelo 13º ano consecutivo na primeira e pelo 12º ano consecutivo na segunda. Este é um fator relevante na candidatura do Município à Bandeira Verde, pois demonstra que existe um compromisso na implementação de ações de educação ambiental. O hastear da Bandeira Eco Escola na Egas Moniz aconteceu na última quinta-feira, dia 30 de outubro, o que constituiu mais um momento incentivador a comportamentos sustentáveis.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional, coordenado em Portugal também pela ABAE, que visa garantir e assegurar a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Reconhecido pelas boas práticas ambientais, são muitas as iniciativas levadas a cabo pelo município estarrejense com o propósito de sensibilizar a população para a importância de manter comportamentos sustentáveis, capazes de envolver toda a comunidade. A 4ª Bandeira Verde dada ao Município, as duas Eco Escolas no concelho e o destaque dado a Estarreja no trabalho de educação ambiental confirmam a excelência e qualidade do trabalho desenvolvido, em constante relação com a população.