Câmara Municipal apoia Unidade de Cuidados Continuados de Avanca

Obra social será inaugurada este mês

A Câmara Municipal de Estarreja e o Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca formalizaram o Protocolo de Colaboração tendo em vista o financiamento da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração, com capacidade para 28 utentes. O apoio do Município totaliza os 200 mil €. A obra social que congrega ainda o Lar de 3ª Idade será inaugurada este mês.

sexta, 07 de novembro 2014

A Câmara Municipal de Estarreja e o Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca formalizaram o Protocolo de Colaboração tendo em vista o financiamento da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração, com capacidade para 28 utentes. O apoio do Município de Estarreja totaliza os 200 mil €. A obra social que congrega ainda um Lar de 3ª Idade será inaugurada este mês.

O protocolo de colaboração financeira foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e pelo presidente da direção da instituição, Padre José Henriques da Silva. A comparticipação será disponibilizada em 4 tranches anuais, com o valor previsto de 50 mil€ cada, a terminar em 2017. As Grandes Opções do Plano 2014-2017 da autarquia refletem desta maneira a preocupação municipal de promover e apoiar respostas sociais diversificadas para as famílias e grupos mais vulneráveis.

A valência de Cuidados Continuados de Longa Duração permitirá a prestação de apoio social de cuidados de saúde de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, promovendo a sua autonomia e bem-estar, resultando num evidente benefício social para a comunidade.

O Município de Estarreja valoriza estas iniciativas de apoio social na área dos cuidados continuados como imprescindíveis para a melhoria da qualidade de vida e do reforço e incentivo do espírito de comunidade e de solidariedade.

“Entendemos que efetivamente esta obra era absolutamente necessária para a comunidade. Não será o quantum que o Padre desejaria mas é o que poderemos fazer nesta fase e creio que são valores consideráveis para colaborar com esta unidade de cuidados continuados. Hoje é mais que sabido e comprovado que as Unidades de Cuidados Continuados e os Paliativos estão em falta na região de Aveiro. É nossa obrigação apoiar e assim estamos a fazê-lo”, afirmou Diamantino Sabina.

A unidade começou a funcionar no início do mês de outubro, conforme informou o Padre José Henriques da Silva. O presidente da direção agradeceu “a ajuda realmente preciosa” dada pela Câmara Municipal. “É com alguma emoção que vejo a postura da Câmara Municipal em relação aos cuidados continuados. Ter aqui na zona uma Unidade de Cuidados Continuados é um benefício grande para as pessoas. A presença da família é fundamental portanto a proximidade é mesmo importante. Estamos todos contentes”, declarou. O responsável dirigiu ainda uma palavra à população de Avanca que vai “contribuindo e ajudando” para tornar esta obra uma realidade.

O investimento financeiro para a concretização da Unidade de Cuidados Continuados é de 2,9 milhões €, financiado com 750 mil € por protocolo celebrado com a Administração Regional de Saúde do Centro, correspondendo a um autofinanciamento no valor de 2,15 milhões €.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Estarreja apoia igualmente a construção do Lar de Idosos, concedendo uma comparticipação financeira total de 134 mil €, de acordo com o contrato-programa de cooperação financeira celebrado em fevereiro de 2013.