Ricardo Esteves volta a fazer história

Três meses depois da medalha europeia conquistada na Alemanha, Ricardo Esteves sobe ao pódio do mundo. Ao serviço da Seleção Nacional, o estarrejense e os seus companheiros de equipa Martyn Dias e Diogo Marreiros conquistaram pela primeira vez uma medalha num Mundial.

terça, 18 de novembro 2014

Três meses depois da medalha europeia conquistada na Alemanha, Ricardo Esteves sobe ao pódio do mundo. Ao serviço da Seleção Nacional, o estarrejense e os seus companheiros de equipa Martyn Dias e Diogo Marreiros conquistaram pela primeira vez uma medalha num Mundial. 
 
O feito inédito na história da patinagem nacional aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de novembro, no Campeonato do Mundo de Patinagem de Velocidade 2014, em Rosário, na Argentina. O trio conquistou o terceiro lugar na prova de 5.000 metros estafetas em seniores masculinos, ficando apenas atrás das formações da Holanda (ouro) e Argentina (prata).
 
A equipa nacional já havia conseguido o bronze na prova de estafetas em 5.000 metros no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade – Alemanha’2014, que decorreu em agosto deste ano, passando agora a ter a mesma medalha na competição mundial. 
 
Ainda em Portugal, dizia Ricardo Esteves: “Sinto-me na máxima força e preparado física e psicologicamente para o Campeonato do Mundo. Temos uma equipa unida e forte. Acima de tudo, estamos concentrados naquilo que temos de fazer. Ainda não tivemos oportunidade de testar a estrada, mas estamos concentrados para o que der e vier, primeiro na pista e depois na estrada”. Este foi um bom pronúncio do que veio a conquistar na Argentina.
 
Ricardo Esteves é atleta da Associação Desportiva Arsenal de Canelas (ADAC) e representa a Seleção Nacional de Patinagem de Velocidade há uma década. As medalhas europeia e mundial de bronze na estafeta americana são a cereja em cima do bolo num imenso palmarés constituído por 154 medalhas nacionais (53 ouro, 71 prata e 30 bronze), que Ricardo conquistou ao serviço do Arsenal de Canelas.
 
2015 será um ano determinante uma vez que vai integrar “uma equipa profissional onde me vou dedicar exclusivamente à Patinagem de Velocidade”, anunciou o corredor no último Boletim Municipal. Para o próximo ano traçou um outro importante objetivo: “entrar nos seis primeiros lugares da tabela a nível europeu”. 
 
Convocado pelo Selecionador Nacional, Lívio Medeiros, Ricardo Esteves foi um dos três portugueses que representaram as cores nacionais na Argentina, ao lado de Diogo Marreiros e de Martyn Dias, atletas do Roller Lagos CP. A competição encerrou no último sábado, dia 15 de novembro. Estiveram presentes 308 patinadores, em representação de 33 países.