Programa Ninho de Ciência

Missão de exploração planetária na sala de aula

sexta, 21 de novembro 2014

O Ninho de Ciência vai voltar às salas de aula do 1º ciclo do ensino básico do concelho. O programa é promovido anualmente pela Câmara Municipal de Estarreja, integrado no Programa Municipal de Educação. A primeira sessão realiza-se na EBI de Pardilhó na próxima segunda-feira, dia 24, às 9h30.

A atividade é dinamizada pelo astrónomo da FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro, José Matos, sendo dirigida aos alunos dos 3º e 4º anos e, nesta edição, tem como tema “Os Rodinhas do Espaço”.

Serão abrangidos 529 estudantes ao longo de um total de 26 sessões nas escolas do concelho que terão início no dia 24 de novembro decorrendo até 3 de dezembro. Ao longo de uma hora, José Matos explicará conceitos básicos sobre ciência de uma forma lúdica e com uma linguagem divertida.

Divulgar descobertas científicas e reconhecer a importância da atividade científica na qualidade de vida do Homem são objetivos desta atividade que incute o gosto pela Ciência, tornando-a mais próxima, apelativa e compreensível.

“Ao longo do tempo, vários veículos robotizados foram lançados da Terra para explorar a Lua e Marte. Estas máquinas contam com instrumentos capazes de perfurar rochas e extrair amostras do solo. Usando estes veículos – robôs vamos conhecer Marte e a Lua e viajar por estes mundos.”