Estarreja atenta aos novos fundos comunitários

quinta, 04 de dezembro 2014

Os novos fundos comunitários e os custos energéticos foram assuntos evidenciados na deslocação de Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, a Bruxelas, no âmbito de uma visita à Comissão Europeia organizada pelo Centro Europe Direct de Aveiro.

Ao longo de 2 dias, foram abordadas “temáticas de grande utilidade para os Municípios”, sendo de realçar a “Europa 2020 como estratégia para sair da crise”, num momento em que se prepara a aplicação dos novos fundos comunitários. A deslocação do autarca ao centro das decisões ao nível europeu, com consequências diretas para o país, região e concelho, revela a redobrada cautela municipal relativamente a este assunto.

“Os fundos europeus que por aí virão, aos quais temos que estar muito atentos, são fundamentais para apostarmos naquilo que são os principais vetores para o futuro do nosso concelho”, afirma Diamantino Sabina ao fazer o balanço a esta visita de trabalho.

Numa das várias conferências realizadas, sobre desenvolvimento sustentável, o autarca manifestou a sua preocupação relativamente ao “preço quase insustentável da energia para a nossa indústria química e de haver alternativas ao gás natural”, referindo que Estarreja acolhe um dos principais parques da indústria química do país.

Foram realizadas um conjunto de seis conferências para a comitiva, que incluiu autarcas, empresários, académicos e representantes da sociedade civil. Os assuntos de caráter mais financeiro da União e a estratégia europeia para sair da crise, ou de caráter económico quanto aos meios de apoio às empresas, foram outros dos temas abordados durante dois dias, em que foi dado também a conhecer aos participantes o sistema institucional europeu e o processo de decisão.

Nesta deslocação a Bruxelas, o autarca realça os “muitos contactos que se estabelecem e bons laços para situações futuras”.

Segundo Jorge Castro, da Associação para o Desenvolvimento da Região de Aveiro (AEVA) que é responsável pelo Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, “houve a preocupação de alinhar a visita com temas que estão a ser tratados na União Europeia que possam interessar à região”, conforme afirmou à Agência Lusa.

“Fizemos um desafio à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e aos seus 11 municípios, de que veio um número significativo de autarcas, trouxemos também empresários e investigadores da nossa Universidade e pessoas que estão no terreno. É um grupo eclético, mas representativo do que é a região, com o objetivo de eles próprios serem difusores do projeto europeu em que acreditamos”, disse à Lusa Jorge Castro.