“Palavras no Tempo” coloca Ciência e Religião frente a frente

sexta, 12 de dezembro 2014

O Município de Estarreja associa-se ao projeto “Palavras no Tempo”, uma iniciativa da Gradiva e do Centro Nacional de Cultura, em parceria com a Universidade do Porto. Dias 13, 16 e 19 de dezembro, o ciclo, composto por debates e workshops, procura refletir a vasta temática da religião e conta com especialistas e grandes personalidades portuguesas a moderar cada sessão.

 
“Palavras no Tempo” tem como cenário de partida o livro “Educação, Ciência e Religião” (Gradiva, 2010). Cada debate dinamizado ao longo do ciclo assenta na promoção do diálogo entre indivíduos crentes e não crentes, colocando a Religião e a Ciência num positivo frente a frente de opiniões. A presença de “Palavras do Tempo” em Estarreja começa este sábado, dia 13 de dezembro, com uma sessão subordinada ao tema Razões de (des)crença, que terá início às 14h30, no Salão Paroquial, e que conta com João Paiva, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e com o engenheiro Aniceto Carmo, ambos coautores do livro impulsionador do projeto.
 
No total são 3 momentos e 3 motivos para falar de religião nas suas diferentes perspetivas, passando ainda pela Escola Secundária de Estarreja a 16 de dezembro. A sessão desenhada para alunos do secundário será também dinamizada por João Paiva e Aniceto Carmo. Para terminar, o ciclo “Palavras no Tempo” entra no Cine-Teatro de Estarreja, nomeadamente no espaço Café-Concerto, dia 19 de dezembro, a partir das 22h, para conversar sobre Religião e Afetos. Este debate aberto vai receber os contributos da psicanalista Maria Belo e do jesuíta José Frazão Correia, sem esquecer o público que é chamado a intervir de forma ativa na sessão, partilhando pontos de vista.
 
A entrada nas sessões agendadas para Estarreja é gratuita, mediante inscrição para o e-mail cfiemo@gmail.com. Além do nome, os interessados devem indicar a atividade a que querem assistir. Os certificados de participação serão posteriormente remetidos por correio eletrónico ou entregues aos professores, no caso das sessões que decorrem em ambiente escolar.
 

Programa :: Palavras no Tempo
 
 
Sábado, 13 dezembro
 
[Módulo 1]  14H30-16H30 | SALÃO PAROQUIAL
Razões de (des)crença
João Paiva e Aniceto Carmo
 

Terça, 16 dezembro
 
[Módulo 3] 11H00 | ESCOLA SECUNDÁRIA DE ESTARREJA
Observação participada e reflexão posterior na sessão para alunos “Educação, Ciência e Religião”
(alunos do ensino secundário)
João Paiva e Aniceto Carmo
 

Sexta, 19 dezembro
 
[Módulo 5] 22H00 | CINE-TEATRO DE ESTARREJA
Religião e Afetos
Maria Belo e José Frazão