Inscreva-se como voluntário de leitura

Tem tempo livre? Gosta de Ler? Inscreva-se e seja voluntário no projeto “Voluntários de Leitura”, onde poderá ler para outras pessoas e transmitir-lhes esse gosto pela leitura. A Biblioteca Municipal de Estarreja é uma instituição acolhedora de voluntários, na qualidade de parceira do CITI – Universidade Nova de Lisboa.

terça, 30 de dezembro 2014

Os voluntários de leitura são pessoas que disponibilizam generosamente algum do seu tempo para promover o prazer de ler. Podem ler em parceria com uma ou duas crianças, ler em voz alta para um grupo ou uma turma de crianças ou jovens em escolas, bibliotecas ou outras instituições, ou animar a leitura em círculos de adultos.

Trata-se de uma atividade agradável, acessível a qualquer pessoa, e com efeitos inestimáveis no desenvolvimento intelectual dos beneficiários. Tornar-se voluntário de leitura é uma forma de envolvimento cívico que promove as potencialidades das novas gerações.

A Biblioteca Municipal de Estarreja aderiu ao Projeto Voluntários de Leitura em 2013, como instituição acolhedora de voluntários. Criado em 2012 pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa, o projeto destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.

Em Portugal, o voluntariado de leitura está ainda numa fase inicial, mas organizações que têm organizado ou acolhido este tipo de intervenção são testemunhas dos efeitos positivos no desenvolvimento educativo e cultural dos beneficiários.

A ação de cidadãos atentos e empenhados, que se envolvem como voluntários em atividades de leitura junto de crianças e jovens, tem efeitos muito relevantes no sucesso escolar e no desenvolvimento intelectual das novas gerações.

Papel dos voluntários de leitura nas Escolas e nas Bibliotecas:

• Promover o prazer de ler, em particular junto de crianças e jovens, dando generosamente algum do seu tempo;
• Ler com um só beneficiário, para um pequeno grupo, para uma turma, em sessões de 30 a 60 minutos, em horário a fixar por acordo com a biblioteca escolar ou pública;
• Apoiar os profissionais - docentes e bibliotecários - nas atividades de promoção da leitura.

+ INFO
. http://www.voluntariosdaleitura.org/