“A qualidade do nosso Carnaval fala por si”

terça, 27 de janeiro 2015

Estarreja promete viver mais um grande Carnaval. A Câmara Municipal e a Associação do Carnaval de Estarreja formalizaram o contrato programa de cooperação financeira e de apoio organizativo e logístico tendo em vista a realização da edição de 2015.

Definindo o papel de cada uma das entidades, o protocolo atribui as responsabilidades de coorganização, firmando “mais um sucesso do Carnaval de Estarreja”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina. Na perspetiva de Pedro Mendes, presidente da ACE, o acordo agora assinado é um “modelo vencedor” e uma “ferramenta essencial para a realização do Carnaval” tornando a coorganização mais profícua.

O contrato-programa reforça a parceria entre a Câmara Municipal e a Associação do Carnaval, garantindo meios financeiros, logísticos e humanos, em regime de coorganização, imprescindíveis à boa organização do Carnaval 2015.

Encarando o Carnaval como uma marca do Município, da região e do país, um fator de atratividade turística e uma alavanca do desenvolvimento local e regional, Diamantino Sabina afirma que “queremos construir, cada vez mais, um Carnaval mais visível, mais apelativo, melhor em termos qualitativos para quem vem ver. O objetivo é sempre ter o melhor carnaval do país”.

Com forte visibilidade mediática, a edição de 2014 atingiu um patamar de qualidade e de projeção nacional que interessa manter e elevar. Para além da programação nas suas diversas dimensões - marchas luminosas, carnaval adulto, desfile noturno das escolas de samba, carnaval infantil e outras festas – “temos a grande vantagem de ter de novo o Aqui Portugal”, realça Diamantino Sabina, lembrando o impacto que o programa da RTP teve junto do público de todo o país, ao longo de 6 horas de emissão.

Renovando a aposta do ano anterior, acrescenta o autarca, o “formato alargado” - antecipando o primeiro desfile para dia 8 de fevereiro e com a pré-marcação de um corso adulto para dia 22 a realizar em caso de cancelamento de um dos desfiles de 8 e 15 - “procura mais possibilidades para que os corsos saiam sem chuva pois o risco é sempre muito grande e o ano passado surtiu efeito.”

Reis estarrejenses coroam desfiles

Aos olhos de Pedro Mendes, “a qualidade do nosso Carnaval fala por si” e este ano os “cachets incomportáveis” impedem o recurso a figuras públicas. “O nosso carnaval sempre foi valorizado por aquilo que apresenta” e quem vem pela primeira vez, acaba por voltar, salientou o Presidente da ACE, que anuncia o casal real deste ano, Augusto Baião e Diana Baião, que com toda a legitimidade ocupam o trono ou não pertencessem a uma das famílias com mais tradição no nosso Carnaval, esperando-se que contagiem os espectadores.

Os corsos infantil e adulto contam com a participação de mais de dois milhares de figurantes, representando uma forte mais-valia para a economia local. A animação noturna é uma constante e o envolvimento da comunidade bastante evidente, dando a este acontecimento características muito particulares.

O Carnaval é um evento âncora da política cultural municipal e constitui um elemento agregador de centenas de estarrejenses que trabalham em prol de uma das maiores festas da região. Estando a acompanhar os trabalhos dos grupos de folia e samba nas suas sedes, Pedro Mendes mostra-se “surpreendido com o que tenho visto. Os grupos estão a dar a resposta que esperávamos e temos tudo alinhavado para que seja um grande carnaval.”

Com um orçamento global de 170 mil euros, a comparticipação financeira da Câmara rondará os 65 mil euros, para além do apoio logístico.

Programa do Carnaval de Estarreja neste link