Feira da Juventude abre novas portas

Durante dois dias, a 8ª Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil forneceu aos estudantes do concelho informação que pode marcar a diferença nas suas vidas. No Multiusos concentraram-se escolas profissionais, politécnicos e universidades, agentes da proteção civil e segurança, abrindo uma janela para o mundo da formação profissional e ensino superior.

segunda, 23 de março 2015

“Como somos adolescentes e não sabemos bem o que queremos, isto ajuda imenso, abre novas portas e dá-nos novas ideias”, comentava Ângela Silva, 15 anos. A amiga, Mariana Sousa, 14 anos, acrescentava que a mostra “é boa porque nos ajuda a ter uma visão de futuro e sobre o que queremos seguir”.

E porque se vão multiplicando opiniões idênticas, Diamantino Sabina realça “o resultado claramente profícuo” deste evento que se realiza anualmente em Estarreja. Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou a presença de cursos profissionais como resposta à “falta de mão-de-obra especializada”. “É legítimo que os jovens queiram uma licenciatura mas o nosso país também precisa de formar em determinadas profissões que são tão necessárias para as indústrias hoje em dia”, alertou falando em profissões como serralheiros ou instrumentistas, em falta no nosso mercado. “Precisamos de um país qualificado em termos técnico-profissionais”, reforçou.

Curso faz parte do futuro de Portugal

O curso de Manutenção Industrial e Metalomecânica da Escola Secundária de Estarreja esteve presente pela primeira vez no certame, com o objetivo de atrair a atenção dos jovens. Confirmadas as “carências no mercado de trabalho” e existindo contactos de empresas da região que procuram “serralheiros mecânicos e operadores de máquinas rotativas”, Samuel Pereira, diretor do curso, afirmava que a maior parte dos seus alunos “tem facilidade de ficar a trabalhar onde fazem os estágios. Temos tido essa alegria”. E por isso remata: “não tenho dúvidas que este curso faz parte do futuro de Portugal”.

A EPA – Escola Profissional de Aveiro esteve também entre as cerca de 3 dezenas de entidades representadas nesta 8ª edição. O administrador da EPA, Jorge Castro, referia que a feira tem a igualmente a importante missão de “mostrar o que é o poder da região, do ponto de vista da qualificação”, acrescentando que “os centros para a qualificação e ensino profissional devem estar representados nesta e em todas as feiras da região”.

Sintetizando, “tornar mais prático e visível aos olhos dos estudantes as possíveis opções futuras” é o objetivo deste evento nas palavras do Vereador da Educação, João Alegria. A feira é representativa de uma atitude diária de construção do futuro dos jovens. Jorge Ventura, diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja sublinhava o empenho da Câmara e da Escola para que os alunos tenham um “projeto de vida enriquecedor”.

Os jovens em idade escolar do 3º ciclo e ensino secundário responderam à chamada e participaram ativamente na feira, dando também a sua opinião. Emília Silva, 17 anos, dizia que a mostra “dá-nos muita informação e se tivermos dúvidas têm sempre alguém que nos pode esclarecer e assim já nos sabemos organizar melhor para o nosso futuro”.

Durante a 8ª edição da Feira da Juventude realizaram-se ações de esclarecimento sobre carreiras militares, palestras e atividades lúdicas como o concurso “O Palco é Teu – Talento em Movimento”. A Feira voltou a integrar, pelo 4º ano consecutivo, a temática da Proteção Civil, dando-lhe mais visibilidade. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja.