Estarreja - Maputo: Caminho mais facilitado para empresários estarrejenses

Está criada a ponte entre Estarreja e Moçambique, designadamente com os Municípios de Maputo e Quissico. O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, visitou o país africano integrando uma missão empresarial.

terça, 24 de março 2015

Com o objetivo de “estreitar as relações institucionais entre os municípios”, a visita da delegação portuguesa a Moçambique aconteceu este mês, entre 10 a 18 de março, e surgiu na sequência da deslocação da uma comitiva moçambicana a Estarreja em outubro de 2014 e do Encontro de Empresários que decorreu na Área Social e de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja nessa altura.

Diamantino Sabina, em representação do Município, acompanhou um grupo de empresários e representantes da Associação Cultural Luso-Moçambicana, tendo sido recebido pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, e pelo Presidente do Município de Quissico, Abílio Paulo.

Diamantino Sabina quer “mostrar a potenciais investidores em Moçambique que há uma relação institucional estreita com o Município de Maputo e que havendo essa vontade dos empresários, que porventura se quiserem aventurar por terras de Moçambique”, a Câmara Municipal de Estarreja assumirá o papel de intermediária, facilitando o contacto e ajudando “os nossos empresários e cidadãos a encontrar novas soluções económicas”, num país que continua a registar crescimento económico e com um “impressionante potencial económico e industrial”.

Tal como constatou in loco, “muitos empresários que se aventuram por Moçambique não o conseguem facilmente, porque não vão pelas vias corretas e não conseguem levar a avante as suas pretensões. Havendo esta via institucional e oficial de informações fidedignas, creio que o caminho estará muito mais facilitado”.

O conhecido empresário local Manuel Matos, da Prozinco, fez parte da comitiva portuguesa e deu a conhecer as instalações da delegação da empresa estarrejense em Moçambique. Ao longo de 8 dias, que se repartiram com visitas aos dois municípios, o autarca estabeleceu vários contactos e encara a criação de uma futura geminação, nomeadamente com o recém-criado Município de Quissico.