Estarreja representada na I Conferência Prémios Município do Ano

Finalista nos prémios “Município do Ano Portugal 2014”, Estarreja esteve representada com o BioRia, na 1ª Conferência Prémios Município do Ano, na qual os nomeados e vencedores da edição de 2014 apresentaram os projetos candidatados, com vista à disseminação de boas práticas.

quarta, 25 de março 2015

A conferência de partilha de resultados dos Prémios “Município do Ano Portugal 2014” teve lugar no início deste mês (5 de março) na Universidade do Minho em Braga. O Município de Estarreja foi escolhido entre uma centena de candidaturas apresentadas a concurso e na qualidade de finalista deu a conhecer o pioneiro BioRia

O projeto de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja, nasceu com o desafio de reavivar a identidade perdida no tempo, valorizando o ecossistema natural local e cumprindo um dos principais desígnios do Município: “Virar o Concelho para a Ria”. Conhecer para aprender a valorizar e conservar foi a política que norteou este projeto. 

Através da requalificação de zonas ambientalmente degradadas foi criada uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, em contacto direto com a Natureza, que hoje é constituída por 8 trilhos (Salreu, Rio Jardim, Bocage, Rio Antuã, Rio Gonde, Ribeiras de Pardilhó, Ribeiras de Veiros e Fermelã) que se estendem por cerca de 50 km.

Óscares dos Municípios

Os Prémios “Município do Ano Portugal 2014” são promovidos pela plataforma UM-Cidades, sediada na Universidade do Minho, e pretendem reconhecer as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ ou a sustentabilidade. 

“É justamente para reconhecer e premiar o excelente trabalho que vai acontecendo por todo o país que a plataforma UM-Cidades lança esta espécie de Óscares dos Municípios”, afirmou José Mendes, Vice-reitor da Universidade do Minho e Coordenador da UM-Cidades, na altura em que a iniciativa foi apresentada.

À edição de 2014, foram submetidas 98 candidaturas de 66 municípios. Um júri nacional constituído por personalidades independentes avaliou as candidaturas resultando em 28 nomeados. 

 

+ info em www.umcidades.uminho.pt