Descobrir a natureza com a aplicação “Trekking BioRia”

"Trekking BioRia" é a nova aplicação móvel que vai guiar o visitante pelos percursos pedestres e cicláveis de Estarreja. Este guia “virtual” promete ser uma ferramenta complementar na descoberta das maravilhas naturais do concelho. A app será apresentada na ObservaRia 2015 – Estarreja Birdwatching Fair, que decorre este fim de semana, dias 11 e 12 de abril.

quarta, 08 de abril 2015

A aplicação recria os 8 Percursos do BioRia, ao longo dos seus 50 kms, com georreferenciação, e fornece ao visitante informação adicional e complementar à que se encontra nos placards informativos instalados no terreno. Além disso, possui também um completo guia de campo, de flora e fauna locais, que pode ser consultado durante os percursos e que, graças a um botão de pesquisa, ajuda a identificar as espécies que são observadas. Este é mais uma forma de promover e valorizar o património natural do concelho.
 
Com versão bilingue, em português e inglês, a aplicação é totalmente gratuita e estará disponível nos sistemas operativos IOS e Android, podendo fazer o seu download no Google Play a Apple Store.

Promovida pelo PACOPAR -  Painel Consultivo do Programa Atuação Responsável, com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, a aplicação foi desenvolvida pela Science4You, com coordenação geral de Paulo Caetano, do Pacopar, e coordenação científica de Joaquim Pedro Ferreira, da Universidade de Aveiro. Este projeto contou com a colaboração da Associação EcoNativa, através dos biólogos Sara Marques e Eduardo Mendes.
 
Paulo Caetano apresentará a aplicação no sábado, dia 11 de abril, às 16h45, na Tenda da ObservaRia, instalada no Parque Municipal do Antuã, junto ao Multiusos. À tarde (17h30-19h30), os utilizadores já poderão experimentar a app numa visita ao Percurso do Rio Jardim (inscrições pelo email visitabioria@cm-estarreja.pt). 

 

 

ObservaRia 2015 – Estarreja Birdwatching fair

30 expositores, 11 palestras, 20 workshops e atividades de campo, com a presença de especialistas de renome mundial, 3 exposições, educação ambiental para crianças e atividades de desporto e lazer (passeios pedestres, de moliceiro, lancha e bateira erveira, kayak, veículo elétrico ou voo cativo de balão, entre outras) em permanente contacto com a natureza compõem um programa recheado e atrativo para profissionais e população em geral. Dias 11 e 12 de abril o Parque Municipal do Antuã, o Multiusos e os Percursos BioRia revelam os maiores segredos da vida selvagem. Uma coorganização da Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto de Conservação da Natureza.

Com a presença de especialistas de renome mundial

Tim Appleton (Reino Unido) 
Organizador da British Bird Fair, a mais importante feira de birdwatching do Reino Unido e do mundo. Gestor da Reserva Natural Rutlan Water.

David Chandler (Reino Unido) 
Escritor, Educador Ambiental e Autor de 14 livros incluindo “100 Birds to See in your Lifetime”, “RSPB Children's Guide to Bird Watching”, “Kingfisher”, “Barn Owl” e “Dragonfly”. Trabalhou durante 16 anos para a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB) e BirdLife Internacional antes de se tornar freelancer em 2005. 

René Pop (Holanda) 
Um dos mais completos fotógrafos de aves da atualidade, colaborador da revista Dutch Birding


Estarreja é um destino privilegiado pela excelência dos seus habitats que são autênticas maternidades para espécies protegidas, como por exemplo a Garça-vermelha.

Estarreja, a Natureza mora aqui!


+ INFO

+ Vídeo promocional da ObservaRia 2015
+ Brochura com o programa   


+ Edição de 2014
Galeria de imagens 
Vídeo promocional  

+ Local
Parque Municipal do Antuã, Multiusos e Percursos BioRia

BioRia/ Câmara Municipal de Estarreja 
T. +351 234 840 600 | 962 932 912
E. observaria@cm-estarreja.pt
Website www.bioria.com