Record de participantes ultrapassa os 230

IV Torneio Municipal de Xadrez de Estarreja

A 4ª edição do “Torneio Municipal de Xadrez de Estarreja”, no Multiusos, alcançou o número record de 233 participantes, em representação de 28 instituições de ensino e clubes.

quinta, 07 de maio 2015

A edição deste ano, que se realizou no dia 18 de abril, voltou a acolher não só os alunos das escolas e clubes de Estarreja mas de toda a região, com participantes oriundos de Aveiro, Ílhavo, Ovar, S. João da Madeira, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Porto, Maia e dois participantes vindos de França.

O evento foi composto por um torneio único para atletas federados e não-federados Sub14 anos que chegou a atingir os 256 inscritos mas que, no dia, contou com 233 participantes. Os jovens xadrezistas – alguns deles a participarem pela primeira vez num torneio – puderam disfrutar de um ambiente de boa disposição e convívio.

Também os pais e encarregados de educação que acompanharam os jovens xadrezistas puderam usufruir de um momento privilegiado de contacto e partilha de emoções, acompanhando os seus filhos numa tarde diferente. Entre alunos, pais e organização, estiveram presentes no Multiusos, entre as 13h30 e as 18h30, cerca de meio milhar de pessoas.

Mais de 700 jogos realizados

Os jogos foram disputados com um tempo máximo de 8 minutos para cada jogador e uma duração máxima de 16 minutos por jogo. Realizaram-se 6 sessões durante este torneio, totalizando mais de 700 jogos. No local dos jogos, estiveram colocadas 130 mesas, 260 cadeiras, 128 tabuleiros, cerca de 4000 peças de xadrez e mais de 120 relógios.

35 Troféus atribuídos e medalhas para todos os participantes

Foram entregues 198 medalhas, 35 troféus, 2 tablets para o vencedor da Geral e da Geral Não-Federado, bem como sorteados diversos brindes entre todos os participantes (raquetes de ténis de praia, bolas de futebol e voleibol, kits de inglês e ciências, t-shirts e um tablet). O Torneio Municipal de Xadrez é organizado pela Câmara Municipal de Estarreja, em colaboração com as empresas Edubox S.A. e Forminho, que desenvolvem o Projeto Enriquecer Sentidos.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o Vereador da Educação, João Alegria, acompanharam desde o início o torneio estando também na sessão de entrega dos troféus aos vencedores.

Para João Alegria, o torneio é já uma “imagem de marca da atividade educativa, lúdica e pedagógica que a autarquia de Estarreja proporciona às crianças e jovens do Concelho e que tem uma procura muito interessante na região. Iniciada há quatro anos, quando se introduziu o xadrez nas atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo, esta foi uma aposta ganha, que se foi alargando e que apresenta um conjunto de benefícios para a formação das crianças. A qualidade da nossa oferta educativa pauta-se por estas atividades diferenciadoras que acrescentam valor à formação das crianças e jovens”.

IV Torneio de Estarreja
Classificações Finais/Pódios:

Geral: 1.º António Martins (sub14/Clube dos Galitos); 2.º João Miguel Silva (sub14/CX Colégio Português); 3.º Diogo Camacho (sub12/AEJ São João da Madeira).
Femininos: 1.ª Beatriz Oliveira (sub14/CX Colégio Português); 2.ª Inês Rocha (sub10/CX Colégio Português) e 3.ª Mariana Santana (sub12/CX Colégio Português).
Sub12 Federado: 1.º Luís Carvalho (Colégio de Gaia); 2.º Alexandre Cunha (CX Colégio Português) e 3.º Filipe Encarnação (EXP - Escola Xadrez Porto).
Sub10 Federado: 1.º Francisco Justino (CX ATL Coutada); 2.º Gabriel Alegrete (CX ATL Coutada) e 3.º Diana Pires (EXP - Escola Xadrez Porto).
Sub08 Federado: 1.º Afonso Carvalho (Colégio de Gaia); 2.º João Manuel Alcobia (EXP - Escola Xadrez Porto) e 3.º Gustavo Ribeiro (AEJ São João da Madeira).

Geral Não Federado: 1.º Rui Azevedo (sub12/EB Padre Donaciano); 2.º Gonçalo Martins (sub14/EB Rio Novo do Príncipe); 3.º Bernardo Bastos (sub12/EB Egas Moniz).
Feminino Não Federado: 1.ª Catarina Oliveira (sub14/EB José Ferreira Pinto Bastos); 2.ª Inês Campos (sub10/EB Padre Donaciano); 3.ª Carolina Pinto (sub10/Externato São Miguel).
Sub12 Não Federado: 1.º André Costa (EB Rio Novo do Príncipe); 2.º Daniel Oliveira (EB Rio Novo do Príncipe) e 3.º Afonso Borges (EXP – Escola Xadrez Porto).
Sub10 Não Federado: 1.º Nuno Gaspar (EB Mato); 2.º João Ferreira (EB Mato) e 3.º Francisco Alho (CE Salreu).
Sub08 Não Federado: 1.º Lucas Santos (EB Quintã do Loureiro); 2.º Pedro Ferreira (Externato São Miguel) e 3.º Martim Barros (Externato São Miguel).

Geral Concelho de Estarreja (Não Federado): 1.º Diogo Barbosa (sub12/EB Padre Donaciano).
Feminino Concelho de Estarreja (Não Federado): 1.ª Beatriz Valente (sub12/EB Egas Moniz)
Sub12 Concelho de Estarreja (Não Federado): 1.º Duarte Nóbrega (EB Egas Moniz).
Sub10 Concelho de Estarreja (Não Federado): 1.º Lourenço Mendes (EB Padre Donaciano).
Sub08 Concelho de Estarreja (Não Federado): 1.º Luna Ribeiro (EB Mato).

Mais informações:

Resultados/classificações: