Comemorações do Dia Internacional dos Museus: Visitas gratuitas e concerto em Estarreja

No próximo domingo, 17 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus com atividades gratuitas destinadas a toda a família. No concelho de Estarreja há visitas às Casas-Museu Egas Moniz e Marieta Solheiro Madureira e um concerto da Orquestra do Clube Cultural e Desportivo de Veiros e do Grupo Musical Bunheirense.

quinta, 14 de maio 2015

Em Avanca, a Casa Museu Egas Moniz abre as portas para celebrar a efeméride. As visitas gratuitas têm início às 9h e decorrem durante todo o dia até às 17h com intervalo no horário de almoço (12h-14h). "As grandes escolas de Artes Plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia, para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo". Este pensamento do Professor Egas Moniz, esteve na origem da Casa Museu que festeja o seu 47º aniversário no dia 18 de julho, com um sarau comemorativo. 

Outro espaço museológico localizado em Estarreja, a Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira, dirigida pela Fundação Solheiro Madureira (Municípios de Estarreja e Murtosa), também se associa às comemorações no próximo domingo. Promove visitas guiadas entre as 9h e as 12h30 e um concerto comemorativo no Cine-Teatro de Estarreja, às 16h30, com a atuação da Orquestra do Clube Cultural e Desportivo de Veiros e o do Grupo Musical Bunheirense. 


Museus para uma sociedade sustentável
 

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Concelho Internacional dos Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

O tema escolhido para este ano “Museus para uma sociedade sustentável”, tem como objetivo principal, desenvolver através dos museus uma consciência geral para as consequências da atuação humana sobre o  meio em que vivemos e destacar de certa forma a importância que o os museus têm no desenvolvimento de novos métodos de pensar, de agir, de forma a garantir o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.