Crescimento verde reúne especialistas em Estarreja

No ano em que Estarreja celebra 10 anos da elevação a Cidade, a Câmara Municipal organiza no próximo dia 21 de maio, quinta-feira, a Conferência “ESTARREJA 2020 | CRESCIMENTO VERDE – Um compromisso global na agenda local” - um momento de reflexão e debate alargado em torno do desenvolvimento social e económico e sobre os desafios que se colocam aos territórios e aos seus agentes de desenvolvimento.

segunda, 18 de maio 2015

O crescimento verde significa promover o desenvolvimento económico assegurando ao mesmo tempo que os ativos naturais continuam a oferecer os recursos e serviços ambientais de que o nosso bem-estar depende. Esta temática é atualmente central na economia nacional não podendo por isso passar à margem nas políticas e estratégias de desenvolvimento locais. 
 
Nesse sentido, o evento pretende debater o crescimento sustentável, partindo da agenda local e com o objetivo de alargar a discussão, dando “o enfoque a nível regional e nacional”, conforme sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e envolvendo diferentes agentes nessa discussão. Esta “é uma problemática que hoje está claramente em cima da mesa”, reforça o autarca. 
 
Os 11 especialistas convidados, representantes de diversas entidades externas públicas e privadas, irão abordar o tema sob vários prismas: as estratégias integradas ao nível da administração pública local e regional e as apostas das entidades públicas que integrem esse desígnio de sustentabilidade; o estímulo à atividade económica; a eficiência de recursos (ex. cidades mais inteligentes e verdes) e exemplos de sustentabilidade.
 
Atendendo a que “este novo quadro europeu de financiamento pretende claramente dar apoio e financiar projetos neste âmbito”, a conferência debaterá estas questões de olhos postos nos apoios de investimento no âmbito do novo quadro comunitário Portugal 2020, que marcará a estratégia de crescimento para a próxima década. 
 
Diamantino Sabina dá pistas sobre Plano Estratégico 
 

Nesta conferência, Diamantino Sabina irá desvendar as linhas mestras do “Plano Estratégico de Desenvolvimento - Estarreja 2025”, um documento orientador das políticas de desenvolvimento do concelho nos próximos anos e que reforça o posicionamento do concelho em diversos domínios, com especial enfâse no crescimento verde, em que o município tem sido percursor. 
 
O Plano, construído com base num trabalho de proximidade e nos contributos de diversas entidades locais, apresentará a estratégia e os desafios que se preconizam para o território para tornar Estarreja num concelho mais sustentável, dinâmico e competitivo, tirando também partido dos apoios financeiros no período de programação 2014-2020. 
 
A Câmara Municipal de Estarreja, reforçando o seu papel motor do desenvolvimento económico desenvolveu também um exercício estratégico focado no Eco Parque Empresarial numa perspetiva de valorização do seu papel âncora na economia do concelho e qualificação das respostas a disponibilizar a empresários e empreendedores. 
 
Neste novo enquadramento, a Câmara Municipal de Estarreja posicionar-se-á de forma ativa na condução e facilitação de intervenções estratégicas que contribuam para o desenvolvimento da comunidade. Contudo, o desenvolvimento de Estarreja é da responsabilidade de todos e depende de uma atuação concertada de esforços de toda a população e dos agentes públicos e privados que escolheram este concelho para viver, trabalhar e investir. 

O evento está inserido na 14ª Semana do Ambiente de Estarreja.

 
 
:: A participação na conferência é gratuita e as inscrições decorrem até 18 de maio através deste formulário online

:: Programa aqui