“Somos o melhor torneio do país”

GARCICUP 2015 - VI Torneio Internacional de Andebol Cidade de Estarreja

É consensual, este é o maior torneio de andebol realizado em Portugal. E os números astronómicos falam por si: 200 equipas, 3500 atletas, 11 pavilhões e 650 jogos.

sexta, 05 de junho 2015

O GarciCup’15 – VI Torneio Internacional Cidade de Estarreja realiza-se nos dias 24 a 28 de junho, sendo uma organização conjunta do EAC - Estarreja Andebol Clube e da Câmara Municipal de Estarreja. As duas entidades apresentaram o evento numa conferência de imprensa, realizada no dia 29 de maio, na Biblioteca Municipal, e durante a qual se procedeu à assinatura do contrato-programa de cooperação financeira e de apoio organizativo e logístico.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja o Garci Cup “configura um dos principais eventos desportivos do andebol português”, e como tal uma marca do município e da região. É um fator de atratividade turística, constituindo claramente uma alavanca do desenvolvimento local. “Juntamos centenas e centenas de atletas e seus familiares e Estarreja vive intensamente estes dias de desporto”, refere Diamantino Sabina que vê neste evento “uma referência a nível nacional”, que tem vindo a evoluir na sua qualidade desportiva e organizacional. O protocolo assinado prevê um apoio financeiro municipal de 16 mil euros.

Aos olhos de Rui Silva, presidente do EAC – Estarreja Andebol Clube, este “é um evento único em Portugal”. O dirigente destacou o facto de se “conseguir congregar as vertentes de andebol indoor e andebol de praia”, criando-se mais uma vez para o efeito dois campos junto ao Rio Antuã comprovando que a modalidade não tem que acontecer necessariamente junto ao mar. O Garci Cup destina-se a equipas federadas, escolas e seleções e também inclui o andebol adaptado.

O torneio que tem vindo a crescer desde 2009 assume este ano a sua consolidação, levando Luís Sousa, da coordenação do Garci Cup, a afirmar que “somos o melhor torneio do país. Este ano vamos crescer em número de equipas, pavilhões, qualidade e conseguir fazer deste o maior torneio do país. Queremos nestes 5 dias fazer uma festa onde o desporto e a animação estejam presentes e queremos levar o nome de Estarreja a percorrer todo o país”.

O retorno económico do torneio começa a falar bem alto. “Nesta edição pelas contas que já conseguimos fazer, Estarreja vai ter um incremento económico muito perto de 1 milhão de euros”, avançou Luís Sousa destacando a importância destes dias para o comércio local e indo de encontro a um dos objetivos do evento: dinamizar a economia do concelho.

Gilberto Duarte, um dos melhores jogadores nacionais, do F.C. Porto e campeão nacional da 1ª divisão, vai apadrinhar o evento, ao lado de outros nomes conhecidos do andebol português. “O melhor torneio trouxe o melhor jogador”, afirmou Luís Sousa ao apresentar o atleta portista. “Fico contente pelo convite. Este é um torneio que tenho ouvido falar e é uma honra poder participar e espero fazer alguma diferença para os miúdos”, disse Gilberto Duarte.

Ulisses Pereira, presidente da Federação de Andebol de Portugal, também marcou presença na sessão começando por referir que “o Município tem sido exemplar na forma como tem apoiado o andebol”. Quanto ao evento que o trouxe a Estarreja, o responsável máximo da modalidade confirmou que “é um dos melhores torneios do andebol português” e um “exemplo de crescimento de melhoria de qualidade”, reconhecendo as dificuldades inerentes mas que em Estarreja “é muito bem organizado”. O Garci Cup é “um emblema muito importante para a cidade de Estarreja, uma iniciativa que traz muita gente” e que merece da parte de Ulisses Pereira o reconhecimento de “mérito a qualidade”.

A animação também será uma constante e o programa cultural inclui a realização do Troféu Nacional de Samba, na noite de 27 de junho, no Parque Municipal do Antuã, onde irão desfilar cinco escolas de samba dos melhores carnavais do país.